Blog do Flavio Gomes
F-1

PRINCIPADAS (2)

SÃO PAULO (em Interlagos) – Quando tem acidente feio, as outras coisas ficam meio em segundo plano. Mas quando a gente sabe que o acidentado está bem, dá para voltar a falar do resto. Pérez, ótimo piloto, está bem. Teve concussão e machucou a perna, uma distensão na coxa, segundo as informações da Sauber, mas […]

SÃO PAULO (em Interlagos) – Quando tem acidente feio, as outras coisas ficam meio em segundo plano. Mas quando a gente sabe que o acidentado está bem, dá para voltar a falar do resto. Pérez, ótimo piloto, está bem. Teve concussão e machucou a perna, uma distensão na coxa, segundo as informações da Sauber, mas quer correr. Se desse, largaria direto do hospital. Sabe como são pilotos… Mas a Sauber acaba de informar (agora são 14h50, estou atualizando o texto) que ele não corre.

Acidente feio na saída do Túnel, igual ao de Rosberguinho de manhã. Sorte que estampou naquele muro macio que salva vidas. Wendlinger, ali, quase morreu em 1994. Demorou para os organizadores do GP de Mônaco chegarem a uma proteção ideal. Me parece que a perda de controle do carro tem algo a ver com as ondulações da pista. Isso é algo que precisa ser revisto em Monte Carlo. Os carros pulam demais, em velocidades altas demais.

Mas vamos à classificação. Vettel fez sua quinta pole em seis corridas, 20ª na carreira. Eu achei que Hamilton poderia dar uma canseira nele, depois do Q1 e do Q2. Mas o inglês pegou tráfego na primeira tentativa e quando liberaram a pista, depois do acidente de Pérez, já não dava tempo para muita coisa. Saiu da briga pela vitória. Quem está nela é Button, o come-quieto.

Tião Alemão foi cruel mais uma vez, colocando 0s4 em Jenson, que larga ao lado dele na primeira fila. A segunda tem Webber, o Canguru, e Alonso, El Fodón de las Asturias. Que tinha sido o mais rápido no último treino livre, pela manhã. A Ferrari não será um desastre, não vai tomar volta, mas que ninguém pense em milagres. Schumacher e Massa dividem a terceira fila. Hamilton ficou só em sétimo, com Rosberguinho em oitavo, Maldonado em nono e o pobre Pérez sem tempo em décimo, e sem saber se corre. O carro acabou. Lewis, depois, perdeu sua melhor volta no Q3 porque cortou uma chicane. E caiu para nono. Um fim de semana que começara bem acabou indo para o vinagre.

Vexames do dia: as duas Renault, fora do Q3. O time brilhou nas duas primeiras corridas do ano, mas despencou. Barrichello levou de Maldonado de novo. Assim não dá, assim não pode, diria aquele outro presidente. E Kobayashi, o mito, foi vestido pelo chili peppers.

A Hispania recebeu um presente da FIA e vai largar. Liuzzi bateu de manhã e não treinou, e não sei o que foi feito de Karthikeyan, que não registrou tempo. Parece que alguma coisa na suspensão. Não muda nada, claro, exceto na hora de tomarem voltas. É mais trabalho para os líderes. Pit stops? Dois ou três. Acho que duas paradas é o mais provável. Alonso acha que vai ter gente arriscando um só. Os pneus estão aguentando bem.

Volto mais tarde. Estou em Interlagos e largo daqui a pouco. Em 13º, outro vexame.