Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

ALLGEMEINE (7)

SÃO PAULO (fechando por hoje) – Para terminar, a cereja do bolo. Meilenwerk. São duas na Alemanha. Uma em Berlim e essa em Düsseldorf, aonde Dom Peter Von Wartburg, casado com a condessa Giugliana Della Pampuglia, nos levou no feriado. Trata-se de uma espécie de paraíso. Um shopping de carros antigos. Não, é mais do […]

SÃO PAULO (fechando por hoje) – Para terminar, a cereja do bolo. Meilenwerk. São duas na Alemanha. Uma em Berlim e essa em Düsseldorf, aonde Dom Peter Von Wartburg, casado com a condessa Giugliana Della Pampuglia, nos levou no feriado. Trata-se de uma espécie de paraíso. Um shopping de carros antigos. Não, é mais do que um shopping. Em Düsseldorf, são 19 mil metros quadrados dedicados a clássicos. No mesmo lugar, espaços para eventos e exposições, ateliês de restauração, lojas de peças, memorabilia, roupas, livros, oficinas mecânicas especializadas, tapeceiros, restaurantes, cafés, auditórios. E centenas de carros para vender. Centenas. De um Horch de 450 mil euros a um MG de 8 mil, tudo que se pode imaginar. Num padrão de conservação/restauração que deixa qualquer um de queixo caído.

Esse que visitamos foi construído num antigo pátio de manobras para trens. É de chorar. Nas fotos, duas gerais com Porsches em primeiro plano, um DKW F5 1935, o Horch de quase meio milhão de dinheiros, uma foto na parede com um DKW sendo abastecido, e um enigmático carro azul claro que me parece inglês (mas pode ser sul-africano, malaio, japonês…) cujo emblema no capô mostra uma tartaruga. “É o RB 2000”, comentou o maldoso nobre Von Wartburg. Algum de vocês saberá que carro é. E entrem no site acima. E quando estiverem passeando pela Alemanha, não percam.