Blog do Flavio Gomes
Tecnologia

NÃO PULSA MAIS

SÃO PAULO (meio atrasado) – Tem alguns dias que me mandam o link, mas só tive tempo hoje de registrar o fechamento da última fábrica de máquinas de escrever mecânicas do mundo, na Índia. A Dorrit Harazim, com seu texto sempre brilhante, conta aqui, na edição eletrônica da “piauí”. No fim de abril escrevi sobre […]

SÃO PAULO (meio atrasado) – Tem alguns dias que me mandam o link, mas só tive tempo hoje de registrar o fechamento da última fábrica de máquinas de escrever mecânicas do mundo, na Índia. A Dorrit Harazim, com seu texto sempre brilhante, conta aqui, na edição eletrônica da “piauí”. No fim de abril escrevi sobre a última fábrica ainda em atividade, nos EUA, mas sem atentar para o detalhe: essa faz máquinas elétricas — seu único cliente é o sistema carcerário do país. As mecânicas, pois, acabaram. É, definitivamente, o fim de uma era.

Menos na minha casa, onde tem uma Olivetti Valentine que não deixo ninguém chegar perto, uma outra de marca desconhecida feita na Checoslováquia, uma Olympia alemã dos anos 40 e uma soviética com teclado em cirílico.

São incríveis. Como disse um moleque um dia, uma impressora que já imprime quando você digita.