Blog do Flavio Gomes
Rali

INTEGRAÇÃO NACIONAL, 40

SÃO PAULO (que demais…) – O Luciano Cassol escreve para lembrar que há exatos 40 anos, em 4 de julho de 1971, largavam em Fortaleza os 103 participantes do Rally da Integração Nacional, prova que terminaria dez dias depois no Chuí com 72 sobreviventes. Foram 5.200 km percorridos exclusivamente por carros brasileiros. Ganhou a dupla […]

SÃO PAULO (que demais…) – O Luciano Cassol escreve para lembrar que há exatos 40 anos, em 4 de julho de 1971, largavam em Fortaleza os 103 participantes do Rally da Integração Nacional, prova que terminaria dez dias depois no Chuí com 72 sobreviventes. Foram 5.200 km percorridos exclusivamente por carros brasileiros. Ganhou a dupla Jan Balder/Alfredo Maslowski com um Puma, e eu daria um dedo para saber qual o paradeiro desse carro.

Entre os participantes estava o Luiz Evandro Águia, de TL. Uns meses atrás ele me deu de presente o hodômetro que usou na prova, guardado em casa como se fosse um Santo Graal.

Bem que o Jan podia vir aqui para contar umas histórias… Principalmente do esforço que a Ford fez para vencer, com seus carros oficiais. Na foto abaixo, emprestada do Puma Classic, o negão do lado do Jan é meu irmão Miguel Crispim, mecânico-chefe da Vemag e um dos maiores gênios que conheço.