Blog do Flavio Gomes
F-1

SILVER & STONES (3)

SÃO PAULO (apaga) – Olha só. A Ferrari decidiu retirar de seu nome oficial a marca Marlboro, sua patrocinadora desde 1984. A equipe se chamava Scuderia Ferrari Marlboro, para todos os efeitos. Agora é apenas Scuderia Ferrari. Mas o contrato com a Philip Morris continua em vigor e só termina em 2015. E ajuda a […]

SÃO PAULO (apaga) – Olha só. A Ferrari decidiu retirar de seu nome oficial a marca Marlboro, sua patrocinadora desde 1984. A equipe se chamava Scuderia Ferrari Marlboro, para todos os efeitos. Agora é apenas Scuderia Ferrari. Mas o contrato com a Philip Morris continua em vigor e só termina em 2015. E ajuda a pagar as contas da casa.

A informação foi dada pelo Luca Colajanni, assessor de imprensa da equipe. Que não fuma. De fato, nas papeletas de hoje em Silverstone o nome Marlboro desapareceu.

Aliás, a título de curiosidade, sabe quais as equipes que incorporam em seus nomes oficiais os patrocinadores? Vamos lá, com negrito para a turma que deposita todo mês seu rico dinheirinho para ver suas marcas nos carrinhos de corrida:

Red Bull Racing, cujo nome é o mesmo do patrocinador, como era a Benetton
– Mercedes GP Petronas F1 Team, grana da Malásia
AT&T Williams, contrato antigo e de pouca visibilidade, esperteza de alguém da equipe anos atrás
Vodafone McLaren Mercedes, pode ligar a cobrar
Lotus Renault GP, essa coisa meio híbrida que é a antiga Renault, na verdade pertencente ao fundo de investimento Genii, com patrocínio da Lotus, que pertence à Proton e faz carros de rua esportivos
Marussia Virgin Racing, sendo os marússios sócios e patrocinadores, e os virginianos, idem

As outras são registradas na FIA com nomes mais “puros”, já incluindo a recém-purificada Ferrari:

– Sauber F1 Team
– Scuderia Ferrari
– Scuderia Toro Rosso
– Team Lotus
– HRT F1 Team
– Force India F1 Team