Blog do Flavio Gomes
F-1

SILVER & STONES (4)

SÃO PAULO (como pode?) – Que baita saco essa discussão do difusor, não? Não pode. Quer dizer, pode 50% de bafo quente. Quer dizer, 10%. Quem vai medir esse negócio? Maior saco. Por isso, o que a Red Bull fez hoje em Silverstone foi, simplesmente, dizer: enfiem o difusor. Ou: quer uma bafo quente na […]

SÃO PAULO (como pode?) – Que baita saco essa discussão do difusor, não? Não pode. Quer dizer, pode 50% de bafo quente. Quer dizer, 10%. Quem vai medir esse negócio? Maior saco. Por isso, o que a Red Bull fez hoje em Silverstone foi, simplesmente, dizer: enfiem o difusor. Ou: quer uma bafo quente na nunca? Fica aí na frente que a gente manda procês.

Webber fez a pole, a nona da equipe no ano, segunda dele em 2011, décima seguida dos rubrotaurinos, igualando uma marca que não era construída desde 1996/97. Naquela ocasião, pela Williams de Hill e Villeneuve. Newey era o projetista. Newey é o projetista agora. Sacou qual é?

O treino que definiu o grid teve lá suas manhas, com uma chuvinha marota atrapalhando os mais desafortunados. No Q1, os dois da Toro Rosso dançaram e Kovalainen levou a nanica Lotus verde adiante. No Q2, Maldonado e Di Resta, além do mito Kobayashi, se destacaram.

Aqui valem algumas observações. A Renault, ou Lotus preta, ou coisa que o valha, sentiu o baque da proibição do difusor bafo-de-onça. A equipe já vem claudicando há algum tempo, depois de ótimo início de temporada com dois pódios, e agora ficou para trás de vez. Barrichello continua perseguindo o Q3, algo que ainda não conseguiu este ano. E Maldonado já foi a ele três vezes. Nada mal para um segundo piloto pagante, não? Di Resta segue construindo uma reputação sólida, preparando-se para substituir Schumacher na Mercedes quando o alemão decidir parar. E Kobayashi, depois de algumas más apresentações, fez jus à alcunha.

No Q3, a chuvinha no fim atrapalhou quem tentaria alguma coisa depois da primeira bateria de voltas rápidas, que colocou Webber e Vettel na primeira fila, nesta ordem. A segunda tem Ferrari, com Alonso e Massa, nesta ordem também, o que já deixou de ser novidade. A diferença entre os dois nos tempos de volta estabilizou-se ali na casa do meio segundo, pouco mais, pouco menos. Button, Di Resta, Maldonado, Koba, Rosberguinho e Hamilton, meio pra baixo neste fim de semana, fecham as dez primeiras posições.

Se o GP britânico for instável como foi hoje a classificação, com água indo e vindo, a corrida será bem legal. Se o tempo firmar, será só legal. A Red Bull segue favorita. Webber já andou bem em Silverstone no ano passado e tem a chance de ganhar uma, só para mostrar que está vivo. Mas acho que Sebastião, o alemão, não está muito a fim de fazer caridade.