Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

MITTER

SÃO PAULO (pioneiros) – Não é a primeira vez que o nome de Gerhard Mitter é mencionado aqui. Piloto alemão nascido na antiga Checoslováquia, ele era um entusiasta dos motores dois tempos e foi o maior vencedor de corridas de Fórmula Júnior da Alemanha, quiçá do universo. Seus formulinhas usavam motor de DKW. Ele chegou […]

SÃO PAULO (pioneiros) – Não é a primeira vez que o nome de Gerhard Mitter é mencionado aqui. Piloto alemão nascido na antiga Checoslováquia, ele era um entusiasta dos motores dois tempos e foi o maior vencedor de corridas de Fórmula Júnior da Alemanha, quiçá do universo. Seus formulinhas usavam motor de DKW. Ele chegou a usar tais motores até num chassi Lotus, como se vê no vídeo aí em cima, enviado pelo Rene Witzke.

Mitter, na verdade, chegou a correr Lotus na F-1. E de Porsche, também. Disputou quatro GPs (um na Holanda e três na Alemanha) e tem seu nome gravado nas estatísticas porque num deles terminou em quarto lugar.

Mitter não correu só de DKW, claro. De Porsche, ganhou muitas provas de subida de montanha, além de vencer também em Daytona e a Targa Florio. Um daqueles heróis pouco conhecidos. Morreu num treino de F-2 em Nürburgring, em 1° de agosto der 1969. Hoje faz 42 anos.