Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

PAZ NO DESERTO

SÃO PAULO (sempre é tempo) – Sou um completo desinformado sobre quase tudo. Hoje um amigo me mandou algumas fotos do Burning Man Festival. Nunca tinha ouvido falar. Ou, se tinha, esqueci. E, se esqueci, isso só prova que me importo cada vez mais com coisas sem importância. Num deserto em Nevada, todos os anos, […]

SÃO PAULO (sempre é tempo) – Sou um completo desinformado sobre quase tudo. Hoje um amigo me mandou algumas fotos do Burning Man Festival. Nunca tinha ouvido falar. Ou, se tinha, esqueci. E, se esqueci, isso só prova que me importo cada vez mais com coisas sem importância.

Num deserto em Nevada, todos os anos, 50 mil pessoas se reúnem. “Se reúnem para…?”, hão de perguntar. Para nada. Se reúnem. Vêm de todos os cantos do mundo. Ficam uma semana ao relento. Nus, vestidos, fazendo arte, meditando, não importa. Velhos, crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, gays, negros, brancos, amarelos, vermelhos.

Carros “mutantes” chegam aos montes. Como esse aí da foto. Escolhida só porque é um carro e este blog é meio automotivo, afinal. Mas os carros são apenas um detalhe, não têm maior relevância. O “Boston Globe” tem este mega-álbum de fotos maravilhosas do evento deste ano, que comemorou o 25º aniversário do festival.

Se é preciso ir para o deserto para encontrar um pouco de paz, que se vá ao deserto. Mais uma na listas de coisas a fazer nesta vida. Lista cada vez maior, mas que tem cada vez menos coisas verdadeiramente essenciais. Esse deserto me parece ser uma delas.

ATUALIZANDO…

A querida Marion Strecker, minha ex-colega de “Folha” que está morando em San Francisco, foi ao Burning Man neste ano. A excelente série de reportagens está aqui. Feliz coincidência eu ficar sabendo desse negócio meio por acaso e descobrir textos recentíssimos de alguém como a Marion. Buscando conhecimento.