Blog do Flavio Gomes
F-1

PIQUET, 30

SÃO PAULO (e tinha mais dois, ainda) – Foi num sábado ensolarado e quente em Las Vegas, exatamente 30 anos atrás, que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título mundial. Três pilotos chegaram à última etapa do campeonato com chances: Reutemann, 49 pontos, Nelson, 48, e Laffite, com 43. A Williams de Reutemann e Jones fez […]

SÃO PAULO (e tinha mais dois, ainda) – Foi num sábado ensolarado e quente em Las Vegas, exatamente 30 anos atrás, que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título mundial. Três pilotos chegaram à última etapa do campeonato com chances: Reutemann, 49 pontos, Nelson, 48, e Laffite, com 43.

A Williams de Reutemann e Jones fez a primeira fila, mas o argentino não teve nenhum tipo de auxílio de seu companheiro de equipe, que ignorou a pole do “Lole”, assumiu a liderança e ganhou a corrida. Reutemann teve problemas de câmbio durante a prova. Piquet, em quarto no grid, chegou a ultrapassá-lo e, no fim, contentou-se com o quinto lugar, que lhe daria o título.

Nelson ficou esgotado fisicamente e demorou a sair do cockpit de sua Brabham, um dos mais belos carros já produzidos em todos os tempos.

Trinta anos se passaram Piquet ainda conquistaria o bi pela mesma Brabham em 1983 e o tri com a Williams em 1987. A história do título está no excelente relato de Rodrigo Mattar em seu blog, corrida a corrida, e também no texto de Fernando Silva no Grande Prêmio, aqui.

Piquet é o piloto mais completo da história do automobilismo brasileiro, a chamada lenda viva. Figura incrível que sofreu a enorme decepção da passagem de seu filho Nelsinho pela F-1, mas tem mais um encaminhado nas pistas, Pedro.

Parabéns ao Nelsão. Que lembre da data com carinho, como todos nós.