Blog do Flavio Gomes
Autódromos

“A EUROPA ACABOU”

SÃO PAULO (será?) – Bernie Ecclestone decretou: a Europa acabou. Para ele, num futuro próximo, serão não mais do que cinco etapas do Mundial no Velho Continente. A Europa é passado, acrescentou Bernie. Putz. Eu adoro a Europa e, em geral, não levo muito a sério as fanfarronices do pequeno grande chefe da F-1. Mas […]

SÃO PAULO (será?)Bernie Ecclestone decretou: a Europa acabou. Para ele, num futuro próximo, serão não mais do que cinco etapas do Mundial no Velho Continente. A Europa é passado, acrescentou Bernie. Putz.

Eu adoro a Europa e, em geral, não levo muito a sério as fanfarronices do pequeno grande chefe da F-1. Mas muitas vezes, embora exagerando, ele acerta no que diz. A Europa precisa, de fato, se reinventar. Gosto de falar “reinventar”. Há uma enorme crise econômica, de autoestima, de confiança e de esperança para os países que escreveram a história do Ocidente e da humanidade, de certa forma.

Países como Portugal, Espanha, França e Itália derivaram para a direita, para o rancor, o ressentimento, o conservadorismo. Suas populações são cada vez mais velhas e os jovens estão cada vez mais sem rumos. Legiões de imigrantes de antigas colônias vivem em estado de segregação social e não há luz visível no fim do túnel. Ninguém nem sabe onde está o túnel. Faltam boas cabeças, pensamento moderno. É tanto problema para resolver no presente, que o futuro foi deixado de lado.

No que diz respeito à F-1, o calendário do ano que vem, com 20 etapas, tem oito na Europa: Espanha, Mônaco, Valência, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália. Duas estão penduradas, Bahrein e EUA. A fila para entrar tem Rússia e Nova Jersey, por enquanto. Quando Bernie fala em no máximo cinco, dá para intuir quem está na linha de tiro para cair fora. Valência e Spa, por exemplo, parecem com os dias contatos.

É assim.