Blog do Flavio Gomes
F-1

FAZ SENTIDO

SÃO PAULO (vamos dar uma agitada) – Seguinte, macacada: acho feio o carro da Red Bull. Não me lembro de ter comentado isso aqui, mas nunca curti muito o esquema de cores e colocação de logotipos da equipe desde a estreia, em 2005. Gozado é que a empresa, moderníssima, nunca mexeu demais no visual. Estou […]

SÃO PAULO (vamos dar uma agitada) – Seguinte, macacada: acho feio o carro da Red Bull. Não me lembro de ter comentado isso aqui, mas nunca curti muito o esquema de cores e colocação de logotipos da equipe desde a estreia, em 2005. Gozado é que a empresa, moderníssima, nunca mexeu demais no visual. Estou falando exclusivamente, claro, de cores e layout. Nada a ver com o desenho técnico, aerodinâmica, essas coisas.

Olhem as fotos aí no alto. São dos carros de 2005 (RB1), 2008 (RB4) e 2011 (RB7). Notam alguma grande diferença? Quase nenhuma.

Mas acho que sei qual foi a ideia original dos marqueteiros rubrotaurinos. Marcar uma imagem, como fazem a Ferrari com o vermelho e a McLaren com o prateado, para ficar em dois exemplos clássicos. No caso mclariano, recente, diga-se. O problema, para mim, é que o primeiro desenho ficou ruim. E vai ser ruim para o resto da vida, pelo jeito.

Algumas equipes não mudaram radicalmente suas cores ao longo da vida, mas a imensa maioria delas, em algum momento, sucumbiu aos patrocinadores. E em muitos casos a força do patrocínio foi tamanha que se transformou quase em marca registrada da equipe. O amarelo da Jordan, por exemplo, por conta da Benson & Hedges, que permaneceu mesmo depois do fim do patrocínio. Ou ainda a Williams com o azul e branco desde os tempos de BMW. Lembro também da Tyrrell azulona para combinar com a Elf, e deve ter mais um monte que vocês vão descobrir.

Mas eu falava da Red Bull, e acho tão feio o layout de seus carros que resolvi fazer um pequeno concurso. Mandem até o fim da semana para flaviog@warmup.com.br sugestões de novas pinturas para Vettel e Webber no ano que vem. A mais legal vai ganhar um prêmio. Um livro com a biografia do Hélio Castroneves, pode ser? Ganhei, mas como já tinha vou dar de presente.