Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

FANGIO E INDY

GUARUJÁ (foi-se, a chuva) – Dica de leitura do Divila, que anda disparando e-mails a torto e direito, um melhor que o outro: o dia em que Fangio disse “não” às “500”. A história é contada pelo “Indianapolis Star”, que no artigo trata o argentino como “campeão mundial de corridas de rua e estradas”. Engraçado […]

Foto IMS

GUARUJÁ (foi-se, a chuva) – Dica de leitura do Divila, que anda disparando e-mails a torto e direito, um melhor que o outro: o dia em que Fangio disse “não” às “500”. A história é contada pelo “Indianapolis Star”, que no artigo trata o argentino como “campeão mundial de corridas de rua e estradas”. Engraçado que não há uma menção sequer ao nome “Fórmula 1”.

Fangio já tinha parado, depois de cinco títulos mundiais, embora ainda pingasse aqui e ali para correr de alguma coisa — como em Cuba, quando foi sequestrado por rebeldes e ficou amigo deles porque considerava sua causa justa.

O episódio do convite para correr em Indianápolis se passa em 1958. Fangio chegou a fazer um teste, bateu (“bateu” não de “bater”, mas de “atingir”, sacaram?) em respeitáveis 142 milhas (228,5 km/h) de média, rodou, desistiu. Havia uma oferta de prêmio em dinheiro se ele conseguisse um bom resultado que, nos dias de hoje, causaria um ataque de riso até no Liuzzi: 6,5 mil dólares

De qualquer forma, sua passagem pelo Speedway foi registrada, claro, e está nos arquivos do IMS em ótimas fotos e recortes de jornal.