Blog do Flavio Gomes
F-1

TODOS ROUBAM

SÃO PAULO (bobinhos) – Está lá, nas manchetes dos sites, o Verstappen dizendo que Schumacher andou com um carro fora do regulamento em 1994, e que por isso foi campeão. É claro que sempre que alguém fala essas coisas emergem os detratores do alemão e os doidos que dizem que foi isso que matou Ayrton […]

SÃO PAULO (bobinhos) – Está lá, nas manchetes dos sites, o Verstappen dizendo que Schumacher andou com um carro fora do regulamento em 1994, e que por isso foi campeão. É claro que sempre que alguém fala essas coisas emergem os detratores do alemão e os doidos que dizem que foi isso que matou Ayrton Senna, que estava tentando derrotar um carro ilegal e tal.

O problema é que já faz quase 18 anos que isso aconteceu, e os fatos vão se transformando em memória vaporosa.

A Benetton foi investigada na época e a equipe tinha, de fato, softwares “adormecidos” na sua centralina. A FIA encontrou os programas e a equipe jurou que eles estavam desativados. A saber: dispositivos como possíveis controles de tração, de largada, de altura do carro, câmbio automático etc. Coisas eletrônicas que foram proibidas no final de 1993.

Bem, controle de tração se nota só de ouvir. Não é algo que dá para colocar num carro disfarçado. As outras coisas, quem saberá? O que sei é que todo mundo, naquele ano, tentou ludibriar as regras. Porque, afinal, a FIA tirou de seus carros tudo que havia sido desenvolvido com muito custo e trabalho nos anos anteriores. E tudo que as equipes podiam esconder, escondiam. No automobilismo, digo sempre, todos roubam. Se alguém pegasse, paciência.

A Williams, inclusive.

E Verstappen baseia suas denúncias no fato de que Schumacher era mais rápido que ele. Bom…