Blog do Flavio Gomes
Museus & coleções

DUAS BOAS NOVAS

SÃO PAULO (verão, isso aqui?) – A Ford doou um Landau para o Museu do Automóvel de Brasília, mantido pelo advogado-jornalista-batalhador Roberto Nasser. Duas boas notícias, pois: o acervo que ganha uma peça importante e o museu que não foi desalojado do galpão onde se encontra. Sim, porque a coisa estava feia no ano passado […]

SÃO PAULO (verão, isso aqui?) – A Ford doou um Landau para o Museu do Automóvel de Brasília, mantido pelo advogado-jornalista-batalhador Roberto Nasser. Duas boas notícias, pois: o acervo que ganha uma peça importante e o museu que não foi desalojado do galpão onde se encontra. Sim, porque a coisa estava feia no ano passado e o Ministério dos Transportes queria tomar o local para guardar papéis velhos.

Pelo jeito, não tomou. Quem tiver mais detalhes, Nasser inclusive, pode contar aqui em que pé está a situação.

Quanto ao carro, informações da Ford:

A Ford entregou um Galaxie Landau 1981 para o Museu do Automóvel de Brasília, que mantém um acervo de veículos de várias épocas. “O Galaxie foi o primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil e ficou conhecido por introduzir novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica. Pelo seu requinte, durante muitos anos foi o ‘Carro do Presidente'”, destaca Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da Ford.

O Ford Galaxie Landau foi entregue ao jornalista e curador do museu, Roberto Nasser, durante um evento com a presença de jornalistas do Brasil e da Argentina. O carro junta-se a outros modelos Ford expostos no local, que exibe ainda outro Landau histórico em seu acervo: o último utilizado pela Presidência da República, que serviu a vários presidentes e com 70.000 km rodados.

O Landau doado foi usado, até 2009, no Laboratório de Emissões do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, para calibração de dinamômetros. Durante 28 anos, seu motor V8 5.0 foi acionado diariamente para aquecer os rolamentos e permitir o cálculo de atrito do equipamento. “Quando trocamos os dinamômetros hidráulicos por outros elétricos, para atender os novos padrões de emissões, o carro deixou de ser usado para esse fim e foi aposentado. É uma relíquia e sempre foi muito apreciado, tanto pelo nosso time como pelos visitantes”, explica Astor Vieira da Silva Filho, supervisor do Laboratório de Emissões da Ford.