Blog do Flavio Gomes
Museus & coleções

SONHO

SÃO PAULO (agora, ao Pacaembu) – Pela primeira vez, a lenda Juha Kankkunen abriu sua coleção particular a um jornalista. O museu fica numa das propriedades de Kankkunen na Finlândia. Tetracampeão mundial de rali, o ex-piloto tem os principais  carros com os quais disputou o WRC, um F-Ford que foi de Mika Hakkinen, além de […]

SÃO PAULO (agora, ao Pacaembu) – Pela primeira vez, a lenda Juha Kankkunen abriu sua coleção particular a um jornalista. O museu fica numa das propriedades de Kankkunen na Finlândia. Tetracampeão mundial de rali, o ex-piloto tem os principais  carros com os quais disputou o WRC, um F-Ford que foi de Mika Hakkinen, além de algumas Ferraris e outras coisinhas. Tudo impecável, funcionando. Alguns restaurados a partir de escombros, outros que lhe foram presenteados ao final das temporadas pela Toyota, Peugeot e Lancia. E os troféus, macacões, capacetes, comendas, miniaturas… Uma vida toda em lindos galpões. Meu sonho, um galpão desse para meus calhambeques. Já tenho troféus para a decoração, também…

Com 23 vitórias no currículo, Kankkunen parou de correr em 2002, mas detém o curioso recorde mundial de velocidade no gelo com um Bentley estabelecido em 2007, quando já era um jovem senhor de 48 anos (faz 53 em abril). Foi a 330,695 km/h nas águas congeladas do Báltico. É uma figura. Vejam as fotos. São demais esses carros.

Foto Alistair Weaver