Blog do Flavio Gomes
Futebol

FAZ DE NOVO (1)

  SÃO PAULO (começando…) – Marinangelo Nunes Alfredo é o criador da primeira leva. O e-mail dele para contato: marinangelo@gmail.com. A seguir, a mensagem que me enviou. Me chamo Marinangelo, sou designer, amante do futebol e tenho a mesma opinião que você sobre a falta de cuidado na concepção dos uniformes dos times brasileiros. Parece que […]

 

SÃO PAULO (começando…)Marinangelo Nunes Alfredo é o criador da primeira leva. O e-mail dele para contato: marinangelo@gmail.com. A seguir, a mensagem que me enviou.

Me chamo Marinangelo, sou designer, amante do futebol e tenho a mesma opinião que você sobre a falta de cuidado na concepção dos uniformes dos times brasileiros. Parece que não dão a mínima importância para uma coisa tão sagrada aos olhos dos torcedores: a camisa de seu time. Me aventuro no design de uniformes como hobby.

Inspirado pelo seu artigo, concebi as propostas anexadas como alternativas aos novos uniformes da Lusa. Veja que preferi não abrir mão dos patrocinadores uma vez que (infelizmente) é a forma que os clubes encontraram até agora para gerar recursos. Pontuo que sou contra este excesso de exposição. Porém, se não tem como viver sem eles (por enquanto), vamos fazê-lo de uma maneira menos ruim.

PS: Faço parte da comunidade www.minhascamisas.com.br , um lugar muito interessante para quem curte uniformes e assuntos relacionados.

MINHA OPINIÃO: a #1, com gola “careca”, foge do comum com listras de largura diferente. É algo que normalmente fica ruim, mas o Mariangelo encontrou uma solução muito interessante para inserir o principal patrocinador, que ganha um peso diferente dos demais. Ele tirou o logo da Camp da frente e deixou apenas nas mangas, que são verdes e permitem ótima visualização. Calção branco, sem frescuras. A #2 segue uma tendência internacional que não deve ser desprezada, de usar as cores do clube na altura do peitoral. Vejam a nova camisa da Itália. Os italianos estão entre os mais elegantes designers de roupas do mundo. Mali e Guiné, na Copa Africana de Nações, fizeram algo parecido. Vejam que o Mariangelo mudou a gola, estilo polo, que ficou muito charmosa com os frisos rubroverdes atrás. E o número é vermelho. Na camisa branca da Lupo, o número é preto, um absurdo sem tamanho. O calção é verde neste segundo uniforme. A #3 me parece esplêndida. Vermelho fechado, quase grená, com a faixa central num tom mais escuro para, de novo, destacar o patrocinador. A gola é de uma terceira modalidade, com discreto com um discreto friso verde em V, assim como os punhos. Calção vermelho. Três camisas, três golas diferentes, três combinações diferentes de cores. Que tal?