FAZ DE NOVO (1)

 

SÃO PAULO (começando…)Marinangelo Nunes Alfredo é o criador da primeira leva. O e-mail dele para contato: [email protected]. A seguir, a mensagem que me enviou.

Me chamo Marinangelo, sou designer, amante do futebol e tenho a mesma opinião que você sobre a falta de cuidado na concepção dos uniformes dos times brasileiros. Parece que não dão a mínima importância para uma coisa tão sagrada aos olhos dos torcedores: a camisa de seu time. Me aventuro no design de uniformes como hobby.

Inspirado pelo seu artigo, concebi as propostas anexadas como alternativas aos novos uniformes da Lusa. Veja que preferi não abrir mão dos patrocinadores uma vez que (infelizmente) é a forma que os clubes encontraram até agora para gerar recursos. Pontuo que sou contra este excesso de exposição. Porém, se não tem como viver sem eles (por enquanto), vamos fazê-lo de uma maneira menos ruim.

PS: Faço parte da comunidade www.minhascamisas.com.br , um lugar muito interessante para quem curte uniformes e assuntos relacionados.

MINHA OPINIÃO: a #1, com gola “careca”, foge do comum com listras de largura diferente. É algo que normalmente fica ruim, mas o Mariangelo encontrou uma solução muito interessante para inserir o principal patrocinador, que ganha um peso diferente dos demais. Ele tirou o logo da Camp da frente e deixou apenas nas mangas, que são verdes e permitem ótima visualização. Calção branco, sem frescuras. A #2 segue uma tendência internacional que não deve ser desprezada, de usar as cores do clube na altura do peitoral. Vejam a nova camisa da Itália. Os italianos estão entre os mais elegantes designers de roupas do mundo. Mali e Guiné, na Copa Africana de Nações, fizeram algo parecido. Vejam que o Mariangelo mudou a gola, estilo polo, que ficou muito charmosa com os frisos rubroverdes atrás. E o número é vermelho. Na camisa branca da Lupo, o número é preto, um absurdo sem tamanho. O calção é verde neste segundo uniforme. A #3 me parece esplêndida. Vermelho fechado, quase grená, com a faixa central num tom mais escuro para, de novo, destacar o patrocinador. A gola é de uma terceira modalidade, com discreto com um discreto friso verde em V, assim como os punhos. Calção vermelho. Três camisas, três golas diferentes, três combinações diferentes de cores. Que tal?

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlão Portuga
Carlão Portuga
11 anos atrás

AS 3 SÃO FANTÁSTICAS !!!!!!!!!!!!

Mas a camisa n°3 é realmente show !!!!!!!!!!!!! Linda demais !!!!!!

Cláudio
Cláudio
12 anos atrás

Agora que finalizou vou dar minha opinião sobre todos que vi:
A “coleção” apresentada pelo Marinangelo é a que escolho como minha preferida.
1. Conseguiu equilibrar a tradição com a inovação. São conjuntos que trazem um tratamento diferente em cores e formas sem perder a identidade do time.
2. Trouxe diferenciação entre os conjuntos sem comprometer a harmonia da “coleçao”. São três opções de golas, três opções de cores de camisas e calções ( pena não ter as meias…)que funcionalmente podem se misturar e compor novas combinações bem elegantes.
3. É elegante sem deixar de ser vistoso. Conseguiu equilibrar as várias informações de forma clara e objetiva, sem sobreposições de cores sob as marcas e hierarquizando as informações.
No mais, todos estão de parabéns pois mostraram que com cuidado e dedicação pode-se criar grandes uniformes que ficarão marcados na história dos clubes.
Parabéns também Flávio para vc, que oportunizou a chance de vermos estes belos trabalhos.
Cláudio

Francisco Monteiro
Francisco Monteiro
12 anos atrás

Assino em baixo, sem ressalvas. Parabéns, Marinangelo! E os trabalhos ficaram sensacionais, embasando e demonstrando com propriedade tudo que foi dito.

PS: também faço parte da comunidade Minhas Camisas. Um espaço superlegal. Pra quem gosta de camisas de futebol é a referência nacional. Recomendo!

Luís Fernando D. Sant´Anna
Luís Fernando D. Sant´Anna
12 anos atrás

Marinangelo!! As três ficaram joia!! Mas a minha preferida, contrariando a grande maioria, é a número 1.

Um grande abraço e parabéns!!!

Alvaro Adriano
Alvaro Adriano
12 anos atrás

parabéns ao designer, simplesmente lindas essas camisas, compraria fácil qualquer uma, mas para mim a mais bonita é a 3.

Wagner Diehl
Wagner Diehl
12 anos atrás

Parabéns Flávio pela iniciativa !!! Sou colega de trabalho do Marinangelo e me surpreendi pelo designe das camisetas da Lusa…Cara ficou muito bom e realmente difícil de escolher, mas a branca é que me indentifico mais. Acho que os clubes deveriam prestar mais atenção nos comentários do Marinangelo. Segue o pedido faz umas propostas para a do Grêmio também…

Bruna Pakai
Bruna Pakai
12 anos atrás

a vermelha quase grená, ficoooooou tudo!!

Rafael Sino
Rafael Sino
12 anos atrás

tem um monte de comentarista famoso por aqui hein, rsrs. Todas ficaram show de bola, agora a gola da 3 na 1 ficaria show tb! Abraço!

sergio sá
sergio sá
12 anos atrás

Este é o modelo mais bonito, com certeza! Principalmente a camisa principal, a vermelha e verde! O Marinângelo não fez um modelo de goleiro não? Queri ver…

Suzana
Suzana
12 anos atrás

Flávio, que iniciativa interessante!
Marinangelo, que talento!!! Parabéns!!!

maria lucia solla
12 anos atrás

Marinângelo, sobrinho meu, que lindo!

Adorei, apesar de não ser ligada ao futebol.
Meu voto vai para a terceira.
Parabéns Flávio Gomes, pelo olhar cuidadoso.

beijo,
ml

vanessa
vanessa
12 anos atrás

Parabéns Marinangelo, está quase impossível escolher entre as 3, mas, se obrigada e ficar com apenas uma, escolho a camisa de time mais linda que vi até hoje, a sua criação número 3!

Bugre
Bugre
12 anos atrás

Essa 3a. camisa ficou linda! Poderia ser o primeiro uniforme fácil. Deixa a 3a. pra versão Lotus-Lusa do outro artista.

Airton Teixeira
Airton Teixeira
12 anos atrás

Um time com a tradição da LUSA merece uniformes como estes !!!!! particularmente gostei mais da #3. Parabéns Marinângelo.

cicero
cicero
12 anos atrás

Gostei das três opções, mas a terceira me chamou mais atenção! Ficou diferente e um tanto ousada. Foge do contexto atual de imagem e destaca-se entre os outros dois modelos apresentados. Eu ficaria com a terceira opção!

chris vieira
chris vieira
12 anos atrás

Fantástico esse trabalho do Marinangelo. As três estão ótimas! A 3ª é nota 10!! abração

Gerson Scheibel
Gerson Scheibel
12 anos atrás

Muito bom! Trabalho de quem sabe o que esta fazendo. Todas ficaram muito boas, mas particularmente gosto mais da opção 3 pelo tipo de gola e a distribuição das cores.
Parabéns!

RFORNER
RFORNER
12 anos atrás

Sou São Paulino e achei as 3 camisas lindas, lindas mesmo … cada uma a sua maneira, mas lindas. A 3 então nem se fale …..

Cassiano Moroni
Cassiano Moroni
12 anos atrás

Parabéns Marinangelo, eu particiularmante gosto muito da 3a opção, principalmente dos detalhes da gola, que são bem sutis porém deixam uma linha muito elegante e diferenciado para a gola.
Valeu.

Marcel
Marcel
12 anos atrás

FG, tem que ter um senhor brinde para esse cara. Que trabalho da porra! Vou te contar, se os uniformes fossem esses, mesmo torcendo pro vasco, comprava a camisa da portuguesa. Tá quase em casa mesmo! hehe

Ademir Perotti
Ademir Perotti
12 anos atrás

Parabéns Marinagelo!!!!
Nota 10!!!!
Eu queria uma assim pro meu time.
Esse realmente é trabalho de um Designer!!!

CLaudio Rambo
CLaudio Rambo
12 anos atrás

Marinângelo, gostei muito do design das camisas, minha preferência é a terceira da esquerda para direita, embora as outras duas também estão impecáveis. Parabéns!!! Esse designer é fera!

gera
gera
12 anos atrás

Ducarai essa versão.

Leandro Chahde
Leandro Chahde
12 anos atrás

Sem dúvida nenhuma é a melhor das 3 opções!!!

Parabéns ao designer!!!

Agora, cabe a nós pressionarmos para que sejam esses os novos uniformes da nossa AMADA Lusa!!!

Manuel H M Moreira
Manuel H M Moreira
12 anos atrás

Lindas!!!!Simplesmente lindas.
Quem fez e quem aprovou o abadá,deve estar morrendo de vergonha…

Askjao
Askjao
12 anos atrás

Dos 3 que você postou, o melhor sem dúvida nenhuma. Parabéns!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Porra, o Marinangelo tá de parabéns mesmo, os três uniformes estão sensacionais…

A camisa nº 2 eu adotava já como segundo uniforme nosso, acho que equalizou bem as duas faixas no peito em relação aos outros dois.

A camisa nº 1 é a prova de que você pode fazer algo criativo para fugir do padrão certinho das listras horizontais sem transformar a camisa naquele abadá que a Lupo fez, ficou bacana as faixas de diferentes tamanhos, valorizando cada coisa que precisa ser encaixada e, de longe, gerando um efeito como se todas elas se juntassem e formassem uma única faixa verde no meio da camisa vermelha.

A camisa nº 3, com esses tons de vermelho ficou show de bola, usando essa gola que era bacana na última camisa da Penalty.

vicente
vicente
12 anos atrás

Simples assim!!!

Rodrigo Wagner de Souza
Rodrigo Wagner de Souza
12 anos atrás

Flávio:
Era de se esperar que o Marinangelo criasse soluções arrazadoras para as camisas, porque ele é um dos maiores designers de produto desse país.
Nossa empresa, na qual ele trabalhou logo que se graduou, tinha a sorte de ter um time de futebol com um uniforme desenhado por ele. Era um show. Até hoje, as pessoas ainda pedem as camisas.
Abraços a todos,
Rodrigo Wagner de Souza
rws|sun branding+design

Robson Brito
Robson Brito
12 anos atrás

A #3 é praticamente uma unanimidade, elegante, funcional e equilibrada. E, discordando de Nelson Rodrigues, é escolha inteligente fazer opção por esse modelo.
Mas acho interessante destacar, também, a boa solução encontrada pelo Designer na #1. Uma coisa que me desaponta nas camisas de nossos times é a confusão de patrocinadores, que são “jogados” de qualquer modo em cima do uniforme. A ideia de fazer listras de larguras diferentes que “organizam” os patrocinadores e utilizam-nos de modo pensado na diagramação da camisa foi um golaço por parte do Marinangelo (que não deveria se dedicar a isso apenas como hobby. Alô, Lupo e Lusa!).
Parabéns aos dois pelas iniciativas!

Giulliano Beck
Giulliano Beck
12 anos atrás

Curti pra caramba a terceira proposta. A gola ficou simples e arrojada. Os patrocinadores foram equilibradamente distribuidos no uniforme, sem comprometer a estética do conjunto. Me agrada muito a camiseta e o calção serem da mesma cor. Show de bola, Marinangelo.

Dionatan Dias
Dionatan Dias
12 anos atrás

Parabéns pelos desenhos…Muito bem feitos….

Duda Dias
Duda Dias
12 anos atrás

Muito Bom Marinangelo, um excelente trabalho!!! Gosto muito do modelo na cor predominante Branca!

Eduardo Kusma
Eduardo Kusma
12 anos atrás

A 3 eu compraria fácil!

Tiago Feiten
Tiago Feiten
12 anos atrás

Ficaram todas foda………mas fico com o terceiro caminho!!!!!!!!!!!

Parabens aeee Marinangelo…..

Orlando de Oliveira Pinto
Orlando de Oliveira Pinto
12 anos atrás

Desculpe, Flavio Gomes
Parabéns a voce também pela iniciativa
nota 1000 pro dois

Orlando de Oliveira Pinto
Orlando de Oliveira Pinto
12 anos atrás

“Surpreendentes”
Inacreditável como em menos de 1 mês alguém é capaz de apresentar modelos tão bonitos
enquanto que a lupo teve cerca de 6 meses e apresenta uma das piores camisas da Lusa
Parabéns ao Marinangelo por que estas são as camisas mais bonitas que já vi.
A Lupo e o Da Lupa deveriam imediatamente comprar os direitos dos desenhos

Angelo Nunes
Angelo Nunes
12 anos atrás

apenas uma palavra…perfeito!

Guilherme Monteiro
Guilherme Monteiro
12 anos atrás

Parabéns Marinangelo, qualquer umas dessas três camisas são infinitamente mais bonitas do que as feitas pela Lupo, gostei muito delas, essas são camisas que mesmo com esse grande numero de patrocínios dariam gosto e orgulho de serem usadas.

Nina
Nina
12 anos atrás

As 3 são lindas, mas ainda prefiro a 2ª, que tem as cores tradicionais da nossa querida “LUSA”. Essa que eles lançaram agora, não quero nem de graça. Ficou horrível!!! Não sei como a diretoria e presidência aprovou. Clube de tradição, tem que ter camisa com as cores tradicionais. Fica um aviso aos criadores de camisas. [ ]’s

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Você precisa fazer um concurso desses pra camisa do Bahia! Apesar de não ter ficado tão feia quanto à da Lusa, a Nike não caprichou no nosso novo manto, fazendo uma quase-cópia (tem hífen?) da camisa do ano passado, produzida pela Lotto.

Thiago Alfredo
Thiago Alfredo
12 anos atrás

Show de bola as camisas, as tres ficaram lindas mas a terceira realmente ficou fora de serie.
espero q o pessoal da lusa de uma olhada nisso!! rsrs

parabens… abraços

Michelle
Michelle
12 anos atrás

A vermelha é maravilhosa. Quero uma igual!

Valter Lage
Valter Lage
12 anos atrás

Maravilhosas!!! Comprava hoje uma de cada fácil, fácil…

André Souza
André Souza
12 anos atrás

Achei as três lindas, mas se eu fosse obrigado a escolher apenas uma, escolheria a de número 3, toda vermelha.
Eu quero uma.

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
12 anos atrás

é impressionante como, numa sentada só, aparecem criações infinitamente melhores que as fábrica. Chego a imaginar que as camisas são criadas na fábrica usando o software similiar aos usados na F1 deste ano para cria os carros Boto da Amazônia.
Lindas as camisas, todas.

walter aguillera
walter aguillera
12 anos atrás

Das três propostas, com certeza essa é melhor todas. As três opções são muito bonitas, muito bem resolvidas, de muito bom gosto!

Agora a pergunta que não quer calar, de qual escola de samba é a besta que desenhou os uniformes da Lupo, e quem foi o idiota que aprovou?

Gabriel
Gabriel
12 anos atrás

Show de camisas, a terceira ficou extremamente linda!
Parabéns Marinangelo Nunes Alfredo.
Vai PORTUGUESA!

Fernando Mascaro
Fernando Mascaro
12 anos atrás

Ponto para a iniciativa e trabalho do Marinangelo… correto, limpo, boa visibilidade/leitura do conjunto… despoluiu e manteve a comunicação do que é importante… mostra que ele teve e tem bons professores…

Lico
Lico
12 anos atrás

Uns anos atrás eu inventei aquela camisa comemorativa do 7×2 pra cima do São Paulo de sarro e usando o Paint do Windows e o povo ficou querendo saber onde comprar.
Imagina essa que foi feita com capricho por alguém que entende do assunto!
Merece uma chance de virar realidade mesmo.