Blog do Flavio Gomes
F-1

DOWN UNDER (1)

SÃO PAULO (que inferno…) – Os melhores tempos da sexta-feira em Melbourne foram da McLaren no primeiro treino, que começou lá às 12h30 locais e aqui, às 22h30 de ontem. Aí caiu uma aguinha e a segunda sessão teve pista molhada a maior parte do tempo. Assim, é difícil deduzir muita coisa. Button e Hamilton […]

SÃO PAULO (que inferno…) – Os melhores tempos da sexta-feira em Melbourne foram da McLaren no primeiro treino, que começou lá às 12h30 locais e aqui, às 22h30 de ontem. Aí caiu uma aguinha e a segunda sessão teve pista molhada a maior parte do tempo.

Assim, é difícil deduzir muita coisa. Button e Hamilton fizeram dobradinha na primeira hora e meia. Na segunda bateria, Schumacher fechou na frente com Hülkenberg em segundo. A Red Bull não deu muita bola para o dia, como costuma fazer às sextas, e a chuva embaralhou as coisas a ponto de não ser possível afirmar grande coisa quanto à real posição de cada um nessa salada. Muito menos da Ferrari, antes que perguntem.

Mas alguns fatos chamaram a atenção, como a Marussia ter conseguido andar com os dois carros sem maiores problemas tenho chegado à Austrália sem teste algum, a Caterham virando tempos competitivos, o capacete esperto de Kovalainen, a força do motor Mercedes, a Sauber dando uma beliscadinha lá na frente…

Não há previsão de chuva para o resto do fim de semana. No seco as coisas ficarão mais claras. Só para não deixar nenhuma dúvida, Button acabou sendo o mais rápido do dia com o tempo da primeira sessão. Seu tempo foi quase 2s melhor que o de Schumacher no segundo treino livre, que só teve sua parte final com o asfalto secando.

Para quem não viu nada na alta madrugada, alguns pitaquinhos pontuais:

– Massa rodou no primeiro treino ao frear com a roda traseira na grama e perdeu boa parte da sessão. As imagens da TV mostraram o pitwall da Ferrari na hora e todos se esforçaram para não fazer careta.

– Na HRT, De la Rosa, coitado, só conseguiu sair dos boxes no segundo treino. Deu uma volta, teve um problema hidráulico e parou. Karthikeyan deu algumas voltinhas, pelo menos.

– A Marussia, além de não ter tido problema sério algum, também com um carro nunca testado, ainda cravou um honroso 12° lugar no segundo treino. Mesmo sabendo que não quer dizer muita coisa, Glock se disse feliz porque quando voltou aos boxes, viu as pessoas sorrindo. Nada como um sorriso, não?

– Kobayashi “mitou” ao controlar o carro na reta dos boxes quando pegou a grama e começou a chicotear pelo asfalto.

– Alonso foi cauteloso ao falar sobre o resultado do dia e fez algo raro: no comunicado oficial da Ferrari, fez um elogio geral a “várias equipes que fizeram um ótimo trabalho no inverno”. Ou seja, como diria Burti, se mais alguém, além de Red Bull e McLaren, andar na frente, não se espantem.

– O oitavo lugar de Kovalainen seria espantoso em qualquer circunstância. Mas para além do espanto, parece que a Caterham, ex-Lotus, está mesmo deixando o grupo das nanicas. Concorrência para a Williams, é o que está pintando.

Voltamos a qualquer momento ou em edição extraordinária.