MENU

sexta-feira, 16 de março de 2012 - 9:56F-1

DOWN UNDER (1)

SÃO PAULO (que inferno…) – Os melhores tempos da sexta-feira em Melbourne foram da McLaren no primeiro treino, que começou lá às 12h30 locais e aqui, às 22h30 de ontem. Aí caiu uma aguinha e a segunda sessão teve pista molhada a maior parte do tempo.

Assim, é difícil deduzir muita coisa. Button e Hamilton fizeram dobradinha na primeira hora e meia. Na segunda bateria, Schumacher fechou na frente com Hülkenberg em segundo. A Red Bull não deu muita bola para o dia, como costuma fazer às sextas, e a chuva embaralhou as coisas a ponto de não ser possível afirmar grande coisa quanto à real posição de cada um nessa salada. Muito menos da Ferrari, antes que perguntem.

Mas alguns fatos chamaram a atenção, como a Marussia ter conseguido andar com os dois carros sem maiores problemas tenho chegado à Austrália sem teste algum, a Caterham virando tempos competitivos, o capacete esperto de Kovalainen, a força do motor Mercedes, a Sauber dando uma beliscadinha lá na frente…

Não há previsão de chuva para o resto do fim de semana. No seco as coisas ficarão mais claras. Só para não deixar nenhuma dúvida, Button acabou sendo o mais rápido do dia com o tempo da primeira sessão. Seu tempo foi quase 2s melhor que o de Schumacher no segundo treino livre, que só teve sua parte final com o asfalto secando.

Para quem não viu nada na alta madrugada, alguns pitaquinhos pontuais:

- Massa rodou no primeiro treino ao frear com a roda traseira na grama e perdeu boa parte da sessão. As imagens da TV mostraram o pitwall da Ferrari na hora e todos se esforçaram para não fazer careta.

- Na HRT, De la Rosa, coitado, só conseguiu sair dos boxes no segundo treino. Deu uma volta, teve um problema hidráulico e parou. Karthikeyan deu algumas voltinhas, pelo menos.

- A Marussia, além de não ter tido problema sério algum, também com um carro nunca testado, ainda cravou um honroso 12° lugar no segundo treino. Mesmo sabendo que não quer dizer muita coisa, Glock se disse feliz porque quando voltou aos boxes, viu as pessoas sorrindo. Nada como um sorriso, não?

- Kobayashi “mitou” ao controlar o carro na reta dos boxes quando pegou a grama e começou a chicotear pelo asfalto.

- Alonso foi cauteloso ao falar sobre o resultado do dia e fez algo raro: no comunicado oficial da Ferrari, fez um elogio geral a “várias equipes que fizeram um ótimo trabalho no inverno”. Ou seja, como diria Burti, se mais alguém, além de Red Bull e McLaren, andar na frente, não se espantem.

- O oitavo lugar de Kovalainen seria espantoso em qualquer circunstância. Mas para além do espanto, parece que a Caterham, ex-Lotus, está mesmo deixando o grupo das nanicas. Concorrência para a Williams, é o que está pintando.

Voltamos a qualquer momento ou em edição extraordinária.

55 comentários

  1. Marcelo Bernardes disse:

    Outra coisa muito estranha que aconteceu nos primeiros treinos livres: nunca vi os carros andarem mais com pneus duros do que com pneus moles, mas nesta madrugada andaram! Como pode?

  2. Fabio Luiz disse:

    Faltou vc falar da câmera no capacete de Weber, muito show !!!

  3. Vinicius disse:

    Flavio,não sei se vc usou o “Down Under “como título do comentário baseado na música.Se foi, fica uma idéia: tenta usar uma música de cada país em todas as provas, inclusive Singapura, Coréia e Índia….

  4. André França disse:

    “- Alonso foi cauteloso ao falar sobre o resultado do dia e fez algo raro: no comunicado oficial da Ferrari, fez um elogio geral a “várias equipes que fizeram um ótimo trabalho no inverno”. Ou seja, como diria Burti, se mais alguém, além de Red Bull e McLaren, andar na frente, não se espantem.”
    Sinto cheiro de desculpa esfarrapada, tipo: os outros que estão muito bem, não somos nós que estamos mal… bem a cara do chosonso mesmo…

  5. Glauber disse:

    Vou arriscar um palpite. Olhando o speed trap, as 2 Ferrari estão lá embaixo, ou seja, baixa velocidade máxima em reta. Isto significa MUITO aerofólio. Se não é desesperador, também não é animador.

  6. Gerson disse:

    “- Massa rodou no primeiro treino ao frear com a roda traseira na grama e perdeu boa parte da sessão. As imagens da TV mostraram o pitwall da Ferrari na hora e todos se esforçaram para não fazer careta.

    - Kobayashi “mitou” ao controlar o carro na reta dos boxes quando pegou a grama e começou a chicotear pelo asfalto.”

    Temo ter que passar a vergonha de ver um piloto brasileiro ser superado na habilidade de segurar um carro na pista por um piloto japonês…

    Massa está “Barrichellando”. Tá provando que não é piloto para ter a responsabilidade de ser primeiro-piloto de equipe grande. Sob pressão, anda deixando a desejar…e não é de hoje…

    Logo-logo a imprensa italiana vai cogitar até o Kobayashi no lugar do brasileiro ano que vem. E quer saber? o japonês até daria mais show…parece mais seguro e com mais auto-controle que o brasileiro…E incomodaria muita gente numa Ferrari.

    Quem diria…

  7. Ricardo Pignatelli disse:

    Posso estar viajando bonito, mas esse ano acredito e muito que a Force India conquiste sua primeira vitória.

  8. Pedro disse:

    Não entendo como o Kimi conseguiu levar aquela surra do Massa em 2008, ele é muito bom.
    A McLaren começou muito bem, vamos ver se continua correspondendo as espectativas, assim como a Mercedes.
    A RBR não pode ser comentada, pois como de praxe, esconde o jogo na sexta.
    A Ferrari me parece ladeira abaixo, não creio em recuperação em 2012, pelo menos essas são as primeiras impressões.
    Pra mim esse ano será:
    1º RBR x McLaren
    3º Mercedes x Ferrari x Lotus Renault
    6º Sauber x Force India
    8º Williams x Toro Rosso x Caterham
    11º Marussia
    12º HRT

  9. ALEX B. disse:

    Philippo Pasta, “pastou”!

  10. gera disse:

    Padrão de qualidade (caindo):
    -Rubinho: eterno segundo
    -Massa: eterno oitavo

  11. fagner andre disse:

    o bichinho, isso ai ainda não deu em nada hein!
    o bicho pega na madruga de hoje, espero não ser na madroga.

  12. disse:

    E o Daniel Pereira na Sportv soltou um, Bruno Senna do Brasil…

  13. Francisco Meireles disse:

    Entendi o que vc quis dizer, mas acontece que quanto mais mole a borracha, mais rápido chegar a temperatura ideal, acho que não há grande diferença de performance nos compostos, vamos aguardar a durabilidade.
    Vale ressaltar como os carros tão traseiros sem o difusor aquecido…

  14. Fiamoncini disse:

    Vou dar minha opinião, concorde ou não. Eu acho que vcs jornalistas deveriam fazer coro para que uma equipe como a HTR seja excluída. Estamos falando de F1, o que há de mais top no automobilismo, e os caras vem fazer a pré-temporada em pleno GP. É até um risco para ous outros isto. Hj o carro da Marrussia ficou no primeiro treino andando a dez por hora e todo mundo tendo que desviar. Se os caras não conseguem fazer um carro a tempo de estrear em fevereiro que fiquem em casa. Triste mesmo é um cara como o De la rosa ter que dizer que “graças a um esforço brutal pude ao menos dar uma volta”.

    Se fosse estreante ainda vai, mas é o terceiro ano dos caras e ao que parece continuam a remendar o chassi dalara.

    A asa dianteira, se me derem fibra de carbono, acho que até eu faço melhor.

    É brincadeira.

    Ai vc vc que para o Bernie só basta o dinheiro, Pagou, bota a carroça lá.

    A HRT este ano vai ser uma piada. Eles não vão ficar nos 107% e torço para que não haja unanimidade para deixar eles correrem.

  15. Gustavo disse:

    O site do GP só dá erro na conexão com o banco de dados. Vocês optaram pelo sistema WordPress para um site de grande visitação. Não é a melhor escolha. O WordPress é excelente para blogs. Outros sistemas (Joomla e Drupal) dariam conta do alto acesso por possuíram melhor balanceamento de carga e dimensionados para grande visitação.

  16. Sandro disse:

    Só serviu para mostrar que o Raikkonen guia de mais, entrou somente nos finais, deu umas 7 voltas lançadas e subiu p/nono no primeiro treino!!
    Kimi the best

  17. Mauricio disse:

    Palpite para o gride:

    - Buton
    -Hamilton
    -Schumacker
    -Vettel
    -Webber
    -Alonso
    -Ice Man (KimmY)

  18. NIlton disse:

    Flavio!!
    Vc curte Mean At Work ???

  19. fabio disse:

    Flávio, até que ponto a proibição de se realizar treinos pelas equipes atrapalha Schumacher?
    Afinal sempre foi um piloto “rato” de treino, que buscava tirar o maximo do carro nestas situações.

    Não é meio esquisito esta proibição?

  20. guest disse:

    Depois da matéria do Fantástico, no Bom Dia Brasil de hoje novamente a Globo levanta a bola do Senna, davdo a impressão de que Massa é carta fora do baralho no seu plano de mídia.

    Mas há críticas dentro das Organizações Tabajara, digo, Globo: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/03/para-celso-itibere-midia-faz-carnaval-com-nome-de-bruno-senna.html

  21. lubbi disse:

    E ai Flávião, só para registrar, parabens mesmo pelo novo site, já me acostumei com o novo formato e gostei bastante, ficou bem melhor.

    abs

  22. Carlos D'Orazio disse:

    Será que o Shumy, o melhor da hstória, vai ter um carro competitivo este ano???

  23. joslei disse:

    As duas sessões foram muito entediantes e pouco conclusiva.
    O Gozado é FG parece estar dando menos bola pra F1 que Raikkonen em ano sabático. Estaria ele, ainda si descabelando por causa do “Grande Premio”? kkk

  24. Só não estou entendendo o título “Down Under”… o que ele significa?

  25. Nick B. disse:

    Fla,
    Sabe o que fiquei meio cismado com esse início da temporada de F1?
    Uma declaração do Barrichelo de que lamentava não estar em Melbourne.
    Pô, desencarna desse mundo da F1, Rubens!
    Tá na Indy, viva a Indy, catzo!
    Passou quase duas décadas na F1 e ainda lamenta não estar mais lá?
    Não tá com a cabeça legal, não.

    Mas mudando de assunto totalmente, Fla.
    Tô ouvindo Pobre Paulista do Ira!.
    Musicão!
    Mas já pensou se Pobre Paulista fosse lançada agora, nesse mundinho chato e vigiado que vivemos?
    (não quero ver mais essa gente feia/ não quero ver os ignorantes/ eu quero ver gente da minha terra/ eu quero ver gente do meu sangue/ pobre são paulo/ pobre paulista).

    Nasi, Scandurra, Jung e Gaspa estariam num xilindró, certamente.

    Abraços.

    Nick B.

  26. Francisco Meireles disse:

    Pneus malucos, os duros mais rápidos que os médios no final do p2… Asfalto foi secando e quem tava de duro virou mais rápido que os pilotos que rodaram de macio, queria ter acesso a temperatura dos compostos.. As Mercedes foram muito bem, a Sauber também. Glock foi fantatico, as RBR esconderam o jogo e a Ferrari não está tão mal assim. O Massa começou este ano como começou o ano passado, rodando… Que erro infantil do Massa, putz… O Alonso é um destruidor de companheiros de equipe, os fatos só mostram como o Lewis é talentoso. A Williams não mostrou melhora e o Maldonado é osso duro. Esse ano promete… Koba mitanto no fim do treino, demais!!

    • Mauricio disse:

      Isso quer dizer apenas que os carros que estavam com pneus duros já estavam com acertos mais próximos dos finais que aqueles que estavam com compostos macios. Vamos ver hoje a noite como fica a coisa com pista seca.

      • Mauricio disse:

        E complementando, A Mercedes com pneus macios vai rodar em tempos idênticos ou melhores que o da classificação do ano passado. 1’26” ~ 1’25” e o pole 1’25” ~ 1’24” se não chover.

  27. Marcelo disse:

    Olha como é o “setor G” de Albert Park, igualzinho a Interlagos! E o que dizer do valor do ingresso? Brasil é uma lata de lixo em todos os sentidos…

    http://tazio.uol.com.br/acelerando-com-bruno-senna/publico-da-australia-gosta-de-liberdade-no-autodromo/

    • Rodrigo Moraes disse:

      Todo mundo gosta de liberdade, mas aqui o público é confinado feito gado, tratado feito gado, só não se pode dizer que come feito gado porque qualquer ração tem melhor qualidade do que as lanchonetes de Interlagos. Mas os ingressos são caríssimos e vende tudo, então vai seguir sendo assim.

    • Daniel N disse:

      Olhe o preço do Camaro nos EUA e no Brasil.
      23,280 $ , Brasil 199,000 R$.
      Colocando o Dolar a 1,80… = 41.904 R$ (Um cobalt básico,pelado).
      Diferença bruta de R$ 157.096.
      Preço do brasil 474,895% mais caro.
      Alguns podem falar de imposto. Mas imposto não custa 400%.
      Brasil é o país mais caro para se viver (e pior).

  28. Danilo Cândido disse:

    (Dando uma de Mãe Dinah…) Pelo visto as Williams ficarão mesmo atrás das Caterham neste ano…quiçá até das Marussia. Só não perdem para as HRT (por enquanto), pois aí já seria muita sacanagem, para fechar as portas e dar adeus de vez à F1.
    Amanhã todos acordarão do sonho com o “temporal” das Red Bull: pole de Vettel, com Webber em segundo, ambos com folga. Não tem jeito, foi assim ao longo de 2011, dificilmente não continuará sendo pelo menos neste início de 2012.

  29. w disse:

    Não sei porquê estou com a impressão que só a Mclaren é que acertou na história do bico e vai-se dar bem na primeira parte da temporada. Aposto as minhas fichas no Bonitão! Isto porque o Kimi não tem carro para vencer o campeonato – sou adepto do Kimi e acredito que ele vai fazer coisas bonitas e dar espectaculo mas não irá além de uns podios aqui e ali.

    Um pouquinho de chuva no dia da corrida era bom para baralhar as contas da malta.

  30. João Bosco disse:

    Demorou hein, estou desde a 08:00 esperando o comentário sobre os treinos. Que foram ontem.

    Vai dar McLaren e RedBull nas duas primeiras filas e o resto se pegando lá atrás novamente.

  31. Marcelo disse:

    “Voltamos a qualquer momento ou em edição extraordinária”

    http://www.youtube.com/watch?v=Bj9r0zbfH6E

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>