Blog do Flavio Gomes
F-1

DOWN UNDER (6)

SÃO PAULO (justo) – Jenson, o Bonitão, mereceu ganhar a bagaça. E começou a minar a frágil mente de Hamilton, que se abate muito facilmente. OK, terceiro para quem larga na pole é ruim, mas não é para ficar cabisbaixo como ficou. Lewis é fácil de destroçar psicologicamente. E Button vai fazer isso com elegância […]

SÃO PAULO (justo) – Jenson, o Bonitão, mereceu ganhar a bagaça. E começou a minar a frágil mente de Hamilton, que se abate muito facilmente. OK, terceiro para quem larga na pole é ruim, mas não é para ficar cabisbaixo como ficou. Lewis é fácil de destroçar psicologicamente. E Button vai fazer isso com elegância e sem precisar recorrer a artifícios como, por exemplo, esconder a balaclava do companheiro ou mandar torpedos para a doce Nicole.

Falando em Nicole, e aquela namorada do Maldonado, hein? Como chama a mocinha? O cachorrinho tem telefone?

Maldonado, Maldonado… Que pasó? Ainda não sei. Assim que souber, incluo aqui. Mas morri de pena do venezuelano, que seria condecorado com a Grande Ordem de Mérito Bolivariano da América do Sul e de Todas as Américas pelo comandante Chávez. E seria merecidíssimo. Agressivo, combativo, disposto, mandou Grosjean para a brita (normal, ao meu ver) e estava quase engolindo Alonso pelo quinto lugar na última volta quando seu carro pimba!, deu no muro depois de uma guinada estranha para a direita.

Guinar para a direita não pode. Tem de ver isso aí.

Mas voltemos ao Button. Grande vitória, terceira dele em terras australianas e 13ª na carreira. Ganhou na largada ao passar Hamilton e, depois, como costuma fazer, controlou a prova com calma e estilo, cuidando de seus pneus como se fossem dois gatinhos persas, com delicadeza e apreço. Hamilton esteve por perto enquanto pôde, mas nunca o suficiente. Pior ainda depois do primeiro pit stop, quando voltou atrás de Raikkonen e Pérez, e a diferença que era de 3s5 para o parceiro subiu para 10s e, aí, nem com reza brava. Para piorar, ainda perdeu o segundo lugar para Vettel quando o safety-car entrou para que fosse retirado o carro petróvico da Caterham, que o abandonou no meio da reta sem cartão de Zona Azul, nem pisca-alerta. Um irresponsável.

Sebastian, que não tem o carro que tinha no ano passado, foi esperto, parou na hora, ganhou a posição de Lewis e mostrou que mesmo sem o melhor equipamento é piloto para brigar sempre. Essa vai ser umas das atrações do ano, ver como se sai o Tiãozinho Alemão quando tem de batalhar por posições largando um pouco mais atrás. Hoje se saiu bem.

“Welcome 2009”, disse Button no rádio, lembrando o título com a Brawn. “O carro é bonito e veloz.” Bonito mesmo, não tem degrau no bico. E rápido, sem dúvida.

Hamilton e Webber, terceiro e quarto, serão vistos na noite de Melbourne caminhando abraçados e cantando, com a voz pastosa, embriagados de amargura, que ninguém me ama, ninguém me quer. Alonso, o quinto, só não vai se juntar a eles porque, provavelmente, passará a madrugada lendo o contrato com a Ferrari para ver se tem jeito de pedir adicional de insalubridade. Guiar aquilo por quase duas horas é desumano.

E o GP das Austrálias teve grandes destaques individuais, como os dois sáuberos, Koba-san e Dom Sergito Pérez, sexto e oitavo. O pimenta malagueta, de novo, só parou uma vez. Ricardinho, da Toro Rosso, terminou em nono. Resta Um foi o décimo. E Raikkonen, o Breve, sétimo depois de passar a corrida gritando com o engenheiro. Como grita o Raikkonen no rádio. E pelas mais justas razões. Porra, estão me dando bandeira azul! Kimi, querido, é para os carros que estão atrás de você. Porra, a asa do japonês aí na frente está chacoalhando! Kimi, querido, a FIA está vendo. Porra, tem um caminhão na pista! Kimi, querido, estamos com safety-car. Porra, todo mundo tirou o pé! Kimi, querido, acabou a corrida.

Vai ser divertido, Kimi em 2012.

No mais, Schumacher começou bem e acabou mal (foi na grama e quebrou o câmbio depois de uma dezena de voltas em terceiro), Vergne estreou bem chegando em 11°, a Caterham decepcionou e voltou a ser quase nanica e os marússios foram bem, como não? Conseguiram vagas no grid e levaram os dois carros até o final sem quebrar. Para quem não tinha testado nada, foi ótimo.

Ah, sim, claro, tem Massa e Senninha. Massa: largou bem, perdeu ritmo, seus pneus foram para o saco muito rapidamente, foi ultrapassado com enorme facilidade a cada fim do ciclo da borracha, despencou lá para trás e se enroscou em Bruno. Que, por sua vez, foi tocado na largada, quase capotou, fez um pit stop de emergência, caiu lá para trás também e quando encontrou Felipe, nele se enroscou, como já mencionado. Lutavam por posição fora da zona de pontos. Bem fora. Acho que 14°, coisa assim.

Ambos abandonaram. Bruno disse que foi acidente de corrida. Felipe, ainda não sei.

Volto mais tarde, quando sol surgir no horizonte, com a já premiadíssima seção Tecla SAP. E se Gola ligar, o que sempre é possível, mas não garantido, quem sabe com alguma coisinha da Ferrari.