Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

INDY, DIA #1

SÃO PAULO (e daí?) – Terminou o primeiro dia oficial de Barrichello na Indy. Nos treinos livres de hoje em São Petersburgo, ele ficou em 23° entre os 26 que treinaram. Mas antes que comecem a dizer bobagens, Rubens teve problemas de câmbio e deu pouquíssimas voltas, apenas oito no primeiro treino e 20 e poucas no segundo, […]

SÃO PAULO (e daí?) – Terminou o primeiro dia oficial de Barrichello na Indy. Nos treinos livres de hoje em São Petersburgo, ele ficou em 23° entre os 26 que treinaram. Mas antes que comecem a dizer bobagens, Rubens teve problemas de câmbio e deu pouquíssimas voltas, apenas oito no primeiro treino e 20 e poucas no segundo, numa pista que lhe é desconhecida. O resultado, pois, é irrelevante. Tony em 8° e Viso em 20° é que dão uma ideia de como a KV é um time apenas médio, que vai viver de espasmos ao longo do ano. Por isso ninguém deve esperar milagres. Mesmo num campeonato de carros parecidos, sempre tem aqueles que andam mais à frente.

Rubens e a equipe têm de se preocupar muito mais em encontrar os gremlins que atrapalharam seu dia do que com a folha de tempos, enfim. Essa, sim, diz alguma coisa. Do primeiro ao 20°, menos de um segundo, mas isso não é propriamente um fator de equilíbrio. A pista é curta, menos de 3 km, e é normal que os tempos fiquem próximos. O que a cronometragem mostra com clareza é que nos seis primeiros lugares aparecem três carros da Penske e três da Ganassi. Power, o da foto, comandou a dobradinha da Penske, com Franchitti, Rahal e Dixo, o trio ganássico, logo atrás, e Helinho em sexto. O duelo entre as duas grandes equipes da categoria será a marca do campeonato, e o legal é que são seis pilotos, todos mais ou menos do mesmo nível. E também interessante será a briga entre Chevrolet e Honda entre os motores, já que o Lotus é claramente inferior.

Amanhã sai o grid. Em pista de rua é importante largar na frente, seja em uma prova de monopostos, seja com patinetes. Mas na Indy, como se sabe, acontece tanta coisa numa corrida que largar mais atrás também não chega a ser uma tragédia. Seguimos acompanhando este primeiro capítulo da aventura americana de Barrichello.