Blog do Flavio Gomes
Brinquedos

EXCEDE

SÃO PAULO (gente, que saudade…) – O Jean Tosetto me matou de inveja com este post no site da turma dos MP Lafer. Ele ainda tem o jogo da memória que vinha numa miniatura de lata de óleo da Shell. Shell Super. “Shell excede”. Rapaz, lembro de cada um desses carros, cada foto, cada modelo, […]

SÃO PAULO (gente, que saudade…) – O Jean Tosetto me matou de inveja com este post no site da turma dos MP Lafer. Ele ainda tem o jogo da memória que vinha numa miniatura de lata de óleo da Shell. Shell Super. “Shell excede”. Rapaz, lembro de cada um desses carros, cada foto, cada modelo, a textura, até o cheiro dessa latinha! Pode ser que meus pais tenham guardado, vou procurar loucamente. Há uns três anos outro blogueiro mandou fotos do mesmo joguinho. O post está aqui, mas na migração do blog algumas fotos desapareceram, infelizmente.

“Shell excede”. Nunca compreendi bem esse “excede”, na minha cabeça de moleque era algum nome estrangeiro, o nome do óleo: Shell Excede. “Coloca aí meio litro de Shell Excede”, eu sonhava em pedir ao frentista, quando tivesse um automóvel. Quando descobri o real significado, achei meio estranho. Usar o verbo “exceder” num slogan publicitário sempre me pareceu um tanto quanto erudito e incompreensível. Os publicitários são esquisitos.

Mas seja como for, o famoso óleo Shell Excede ficou na minha memória, no joguinho da memória que é a vida, afinal, e que aos poucos se esvai.