Blog do Flavio Gomes
F-1

MAO AÍ (1)

SÃO PAULO (lindo, o dia) – A sexta-feira começou embaçada em Xangai, na acepção da palavra. Tempo feio, névoa misturada com poluição, aquele cenário cinzento com arquibancadas monumentais nem às moscas, que tinham mais o que fazer. Do primeiro treino não dá para dizer muito, porque o asfalto esteve úmido na maior parte do tempo. […]

SÃO PAULO (lindo, o dia) – A sexta-feira começou embaçada em Xangai, na acepção da palavra. Tempo feio, névoa misturada com poluição, aquele cenário cinzento com arquibancadas monumentais nem às moscas, que tinham mais o que fazer.

Do primeiro treino não dá para dizer muito, porque o asfalto esteve úmido na maior parte do tempo. No segundo, já com o asfalto seco, Schumacher fechou a sessão (e o dia) com a melhor volta, 1min35s973. Foi 0s172 mais rápido que Hamilton, o segundo. A Red Bull deu sinal de vida com Tião em terceiro e seu companheiro marsupial em quarto. Rosberguinho em quinto e Button em sexto fecharam o grupo restrito às três grandes da atualidade. Pelo menos em treinos, porque a Mercedes, em corrida, é meia-boca pacas.

A propósito, vale ver a tabela de Trapos de Velocidade do primeiro dia de treinos. Vejam como a Mercedes é bem mais rápida de reta que todo mundo. São os buracos e tubos. Funcionam muito quando a asa móvel pode ser usada à vontade.

A Ferrari, que lidera o campeonato com Alonso, voltou à vaca fria. O espanhol foi o décimo, 1s343 atrás do alemão, e Massa ficou em 17°, a 2s320 do líder. Quase um segundo, de novo, para o espanhol. Senninha foi o 18° e também ficou atrás do parceiro, Mal-Danado, o 16°.

É claro, óbvio, evidente e desnecessário dizer que sexta é sexta e tal. Dá apenas algumas pistas. E elas apontam na direção de uma Mercedes rápida em classificação por causa de sua tubulação embutida, uma McLaren idem e uma Red Bull disposta a não permitir que os adversários disparem na frente. Bom lembrar que Hamilton perderá cinco posições no grid por troca de câmbio (que será levada a cabo antes do terceiro treino livre), ele que fez as duas poles do ano até aqui.

Olho na Sauber também neste fim de semana. Está com cara de que pode aprontar, como na Malásia. Mas é bom que o Mito Koba se mexa, porque o Malagueta Pérez anda acelerando além da conta. Previsão é de sol para sábado e chuva para domingo. Vi isso em algum lugar.

Voltamos mais tarde com a tecla SAP, caso a turma tenha caprichado nas declarações.