MAO AÍ (1)

SÃO PAULO (lindo, o dia) – A sexta-feira começou embaçada em Xangai, na acepção da palavra. Tempo feio, névoa misturada com poluição, aquele cenário cinzento com arquibancadas monumentais nem às moscas, que tinham mais o que fazer.

Do primeiro treino não dá para dizer muito, porque o asfalto esteve úmido na maior parte do tempo. No segundo, já com o asfalto seco, Schumacher fechou a sessão (e o dia) com a melhor volta, 1min35s973. Foi 0s172 mais rápido que Hamilton, o segundo. A Red Bull deu sinal de vida com Tião em terceiro e seu companheiro marsupial em quarto. Rosberguinho em quinto e Button em sexto fecharam o grupo restrito às três grandes da atualidade. Pelo menos em treinos, porque a Mercedes, em corrida, é meia-boca pacas.

A propósito, vale ver a tabela de Trapos de Velocidade do primeiro dia de treinos. Vejam como a Mercedes é bem mais rápida de reta que todo mundo. São os buracos e tubos. Funcionam muito quando a asa móvel pode ser usada à vontade.

A Ferrari, que lidera o campeonato com Alonso, voltou à vaca fria. O espanhol foi o décimo, 1s343 atrás do alemão, e Massa ficou em 17°, a 2s320 do líder. Quase um segundo, de novo, para o espanhol. Senninha foi o 18° e também ficou atrás do parceiro, Mal-Danado, o 16°.

É claro, óbvio, evidente e desnecessário dizer que sexta é sexta e tal. Dá apenas algumas pistas. E elas apontam na direção de uma Mercedes rápida em classificação por causa de sua tubulação embutida, uma McLaren idem e uma Red Bull disposta a não permitir que os adversários disparem na frente. Bom lembrar que Hamilton perderá cinco posições no grid por troca de câmbio (que será levada a cabo antes do terceiro treino livre), ele que fez as duas poles do ano até aqui.

Olho na Sauber também neste fim de semana. Está com cara de que pode aprontar, como na Malásia. Mas é bom que o Mito Koba se mexa, porque o Malagueta Pérez anda acelerando além da conta. Previsão é de sol para sábado e chuva para domingo. Vi isso em algum lugar.

Voltamos mais tarde com a tecla SAP, caso a turma tenha caprichado nas declarações.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

A inspiração de Perez vem desse “rapaz” no vídeo abaixo, que aliás, é bem conhecido dos brasileiros.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=1VSUuMwX2xw

Julio Leone
Julio Leone
12 anos atrás

Flavio, uma pergunta que gostaria de fazer há tempos:
As imagens da F1 estão realmente demais, mas como nesses carros tudo faz diferença, as cameras colocadas, não interferem no balanço do peso e principalmente na aerodinâmica? E os carros escolhidos , segue algum critério, ou é por sorteio?

Ricardo - OR
Ricardo - OR
12 anos atrás

No spped channel eles explicaram que na sexta e liberado a substituicao da tarnsmissao para que as equipes tenham oportunidade de fazerem teste ssem serem prejudicados.
Pelo que explicaram nao havera punicao.
Ricardo

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Eba! Vou aguardar ansioso a tecla SAP que é sempre divertidíssima.

E o Gola Profonda? Tem falado com ele?

Victor Costa
Victor Costa
12 anos atrás

Flávio Gomes, desde o início desse ano tenho notado que nas notícias e colunas do site grandepremio tem sido frequentemente usado o termo “exercício” como sinônimo de treinos livres, seja da F1, Indy ou MotoGP. É claro que dentro do contexto no qual se inserem fica muito claro o seu significado, mas particularmente achei isso uma “modinha” muito desnecessária, e como tudo o que é moda, fútil, coisa que tenho certeza não combinar com você. Enfim, o termo não compromete a qualidade da informação, mas ao ler fico com a sensação que as reportagens estão sendo assinadas por colunista social. Fica o registro. Abraço.

gera
gera
Reply to  Victor Costa
12 anos atrás

Daqui a pouco vão usar o termo “no entorno”.

Wesley
Wesley
12 anos atrás

A asa móvel da mercedes vai torna-la apenas um leão de treino, porque durante a corrida vai ficar dificil tirar tanto tempo só nas zona em que a asas possa ser aberta para ultrapassagem. A Ferrari deve ter contratado um gurpo de dança da chuva, porque só assim ela vai er chance.

Burn, Baby Burn...
Burn, Baby Burn...
Reply to  Wesley
12 anos atrás

É verdade Wesley, na corrida não poderão usar a asa como no treino, entretanto a diferença no único ponto que a asas móvel será aberta, mais o Kers, realmente será um plus interessante nas mãos do Michael, pois a Mercedes ficou muito mais rápida que as demais, claro que não é algo tão abrangente.. mas mesmo pouco já é alguma coisa..

Quem sabe.. Vamos ver se o hepta campeão vai saber usar com sabedoria este up que a Mercedes conseguiu.

Em anos de F1 Vídeo game.. quem tem uma vantagem acima das demais assim pode fazer a diferença..

A Red Bull que o diga.. foram dois anos de hegemonia.. rsrsr

Guilherme Zimermann
Guilherme Zimermann
12 anos atrás

O Massa falou no Globoesporte.com que não conseguiu melhorar por que o Glock bateu bem na volta em que ele saiu dos boxes. Po**a Glock! O Massa perdeu o título de 2008 por culpa dele e agora não melhorou o tempo por culpa do Glock. Acho que teremos que tirar o Glock da F1,aí o Massa melhora seus tempos e pode até conquistar o título.

A verdade
A verdade
Reply to  Guilherme Zimermann
12 anos atrás

Massa perdeu o campeonato de 2008 por culpa DELE MESMO, porque rodou 5 vezes no GP de Silverstone daquele ano, com um desempenho cômico. No GP da Malásia de 2008 também não pontuou porque rodou quando corria sozinho. Com esse tipo de atuação não poderia ser campeão mesmo.

A verdade
A verdade
Reply to  Guilherme Zimermann
12 anos atrás

Seu comentário também pode ser uma ironia, claro, mas é bom que a verdade seja dita, porque muita gente meteu na cabeça que foi por causa do Glock que Massa perdeu o campeonato em 2008. Felipe tem alergia a pistas molhadas e Silverstone 2008 é um grande exemplo disso. Mas ele “roda” sozinho na pista seca, igualmente. Aliás, além da Malásia, no GP da Austrália daquele ano também rodou sozinho antes de abandonar.

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
12 anos atrás

E pensar que em 2004 o Alemão virava nessa mesma pista na casa de 1:32….!!
Saudade dos V10 e dos 350 tantos km/h.

Carlos Tavares
12 anos atrás

Pole e pódio para Schumacher. Previsão pra chinês ver.

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

O Massa já conseguiu fazer seu pé-de-meia na Fórmula 1, a Ferrari vai ser só ladeira abaixo daqui para frente. Deveria agradecer se for dispensado no fim do ano. Coitado do Perez, que pode ter que assumir a cadeira elétrica no ano que vem.

Carlos Sardi - Londrina
Carlos Sardi - Londrina
12 anos atrás

Gomes, por gentileza, retornem com as informações sobre as transmissões das corridas do fim de semana, no site. Estamos sentindo muita falta disso. Thanks!!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Se tiver com brinde do Grande Premio, pode mandar para meu endereço. Fico muito agradecido.

Romero
Romero
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Se melhorar, estraga.

Carlos Tavares
Reply to  Carlos Sardi - Londrina
12 anos atrás

O que acontece?

Mateus
Mateus
12 anos atrás

Em tempo, FG, o que você acha sobre esse lance do Kubica? Foi lançado na rede vídeo do Kubica dirigindo um Clio de Rally (http://www.youtube.com/watch?v=aqheH1w1USs). Carro com iniciais do piloto etc. Mas horas depois aparece uma foto mostrando que não era ele.

http://www.pezzolo.tv/wp-content/uploads/2012/04/574750_3269258864826_1667972413_2563329_1427464500_n.jpg

Posts atrás você colocou “O chamado furo de reportagem das redes sociais. O jornalismo, cada vez mais, está sendo feito por todos.”.

Hoje qualquer um tem uma câmera no celular, os mais afortunados até câmeras em HD (no celular). E não existe nenhuma imagem real do Kubica pilotando? Ou da mão? ou o que for para desmentir que ele esteja com as funções da mão comprometida? Alguém poderia emprestar algum celular com câmera para ele ou equipe?

Tirando o vídeo, que hoje já virou “fake” a última aparição foi essa:

http://www.allkart.net/newAllkart/wp-content/uploads/2012/03/2012-kubica-kart-534×355.jpg

Novamente, parado, mão encoberta, foto estática.

Enfim, eu me questiono qual a vantagem de fazer esse tipo de marketing. Sem contar os boatos de volta a F1 ainda esse ano (risos).

Para mim, infelizmente, qualquer nova imagem dele já nascerá “fake”.

Victor Costa
Victor Costa
Reply to  Mateus
12 anos atrás

Prezado Mateus, o Autosport entrou em contato com Kubica para checar essa informação sobre um recente teste em um Clio S1600 e ele informou não ter pilotado o carro, informando, ainda, que a sua recuperação passa por altos e baixos a depender do crescimento dos nervos. No site do autosport português você poderá ler mais detalhes. Deixarei de colocar o link pois não sei se seria aceito pelo Flávio. Enfim, não achei que houve uma tentativa de marketing por parte de Kubica, acho, sim, que em razão do carro ter as iniciais dele houve uma presunção que estava sendo pilotado por Kubica e a informação, não confirmada, foi lançada irresponsavelmente no youtube. Esse é o problema da democratização da informação: são veiculadas sem que antes sejam averiguadas.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Flavio,
Com as tantas mudanças de regra na Formula1, voce poderia me responder uma pergunta?
Caso o Hamilton faça a Pole Position, ela será contabilizada? Ou não?
Outra coisa. A história de Rubinho na Ferrari…
Dona Macalé, minha cozinheira, é uma senhora que acerta tudo na cozinha e me disse que Angu para ser bom tem que ser cozinhado com caroço.
E na história, ela falou que também tem caroço. Se é que você me entende?
Roberto, com a colher no Angu e procurando caroço.

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Obrigado.

Gian Carlo
Gian Carlo
12 anos atrás

Dois contatos via radio da equipe Ferrari me deixaram perplexo. O primeiro de Massa um tanto afoito, reclamava de algum problema com o carro, coisa que poderia relatar quando parasse no box e em seguida a equipe lhe dizia que seu companheiro de equipe não freava ao entrar na curva 2 ou talvez 4 (não me lembro). Oras, uma equipe que diz ao seu piloto como deve agir em determinada circunstância, neste caso, não frear e via radio, é sem dúvida expor as mazelas da equipe e seu piloto e vice-versa.

alberto
alberto
12 anos atrás

Primeira declaração de Massa: “Você definitivamente não poderia dizer que o dia de hoje foi fantástico”, declarou Massa, que fez o 12º tempo na primeira prática e o 17º na segunda sessão. (SAP = Fodeu). Segunda declaração de Massa: “De manhã a pista estava um pouco molhada, o que impediu que nós déssemos o número de voltas que gostaríamos”, afirmou o piloto da Ferrari. (SAP = Vou colocar a culpa na chuva, quem sabe cola). Terceira declaração de Massa : “À tarde, a pista estava seca, mas quando estava na minha primeira volta com os pneus macios, Glock saiu do traçado na curva 1 e eu fui obrigado a ir para os boxes, então não pude tirar o máximo daquele jogo de pneus e melhorar meu tempo significativamente”, completou. (Tecla SAP: Agora vou colocar a culpa em alguém, pra ver se cola). Quarta delcaração do Massa: “Fiquei um pouco incomodado, porque não fui capaz de usar os pneus macios como deveria. Tenho certeza que teria sido muito mais rápido. No final do segundo treino, corremos com tanque cheio para melhorar o equilíbrio do carro”.
(SAP = Foda-se, vou colacar agora a culpa no tanque de gasolina). Resumo do dia: FODEU DE NOVO. Acho que a Máfia nem deixa eu largar na China. è melhor ficar por aqui mesmo e começar a correr de Riquixa

Paulo Souza
Paulo Souza
12 anos atrás

Neste momento o Massa pois água para ferver. Vai tomar um chazinho, pois não consegue dormir.

Tulio Manera
Tulio Manera
12 anos atrás

Domingo chuvoso também é coisa do Bernie. O homem não apenas não é santo como tem pacto com o demo da chuva.

O pior seria ver o Alonso, o mais competente babaca da História, no podium de novo.

vitão
vitão
12 anos atrás

FG, quando você toma chá de cogumelo, o seus apelidos ficam muito engraçados kkkkkk