Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

ANÍSIO NA TELONA

SÃO PAULO (vamos ajudar!) – É o seguinte, macacada… A Raquel Valadares, cineasta, filha do Anísio Campos, está com um projeto tão ambicioso quanto essencial para a memória da indústria automobilística brasileira: fazer um documentário sobre seu pai, o maior designer de carros que o país já teve. Antes que perguntem os mais desavisados, Anísio […]

SÃO PAULO (vamos ajudar!) – É o seguinte, macacada… A Raquel Valadares, cineasta, filha do Anísio Campos, está com um projeto tão ambicioso quanto essencial para a memória da indústria automobilística brasileira: fazer um documentário sobre seu pai, o maior designer de carros que o país já teve.

Antes que perguntem os mais desavisados, Anísio está bem, forte, divertido como sempre, e faz oitentinha no ano que vem. Para as filmagens, a Raquel precisa de TODOS os carros cujos projetos/desenhos tiveram algum grau de participação seu pai. Alguns eu já indiquei, passei os contatos, a coisa vai andar. Mas para muitos outros, vamos precisar da blogaiada. Leiam o pedido dela e eu volto depois:

“Chamada pública”, ou “convocação de loucos”, ou ainda “um pedido amigo”.

Anísio Campos, designer de muitos dos carros de nossa história e meu pai, será tema de um documentário. “Homem-Carro” (título provisório) já está em produção. Pretendo fazer deste doc um filme-processo, registrando o passo-a-passo do seguinte desafio: reunir autor e obra em grande estilo.

Até onde eu contei, são ao todo 15 carros. Papai desenhou para as ruas e para as pistas, desde 1964. O momento mais prolífico foi a década de 80, em que fez, pela Dacon e pela Engerauto, sete automóveis.

Algumas de suas criações são “clássicos” e imagino encontrar com facilidade. Puma GT, Puma DKW e 828, por exemplo. Mas como fazer para localizar em São Paulo e região — ou mesmo em outras quebradas — carros como Corcel Hatch da Souza Ramos e o P.A.G. da Dacon, que também são dele?

Quero localizar carros que constituem a obra do Anísio Campos e conversar com seus donos. Quero conversar com quem sabe de alguém que conhece alguém. Ou mesmo que sabe onde os carros, mesmo abandonados, jazem. Tudo isso interessa ao meu filme. Tudo isso interessa para resgatar esta memória.

Para conseguir chegar até os donos dos carros projetados pelo Anísio é necessário tecer uma teia de relações. Para isso, a “web”. Eu conto com a colaboração de todos. Qualquer informação é preciosa!

Abraços!

Raquel Valadares

Contatos
E-mail: raqvaladares@gmail.com
Telefones: (21) 7864-5745, (21) 3269-7391, (21) 3164-4626
Nextel (ID) 10*5553
Skype (ID) kelcampos
Página no Facebook: clicar aqui.

A lista da Raquel, DOS CARROS QUE TIVERAM ALGUM TIPO DE PARTICIPAÇÃO DO ANÍSIO (não nos encham o saco, advogados, ESTOU FALANDO DE PARTICIPAÇÃO, NÃO DE AUTORIA EXCLUSIVA) é a que segue:

1967 – Puma GT DKW
1966 – Carcará (réplica única com Paulo Trevisan)
1968 – AC biposto de corrida
1969 – Puma GT-4R
1970 – Tropí
1974 – AC monoposto Fórmula Super-Vê
S/data – Karmann-Ghia/Porsche, Equipe Dacon
S/data – Corcel Hatch, Souza Ramos
S/data – P.A.G. Dacon
1982 – 828
1985 – Escorpion Ergo Cabine
1985 – Escorpion pick-up
1987 – Topazzio
1988 – Nickinho
1988 – Nickão
1990 – Chubby
2005 – 828/3 (protótipo único com Ricardo Machado)

Quem tiver qualquer pista desses carros, coloque aqui nos comentários ou entre em contato direto com ela. Mas insisto: não basta vir aqui e comentar “ah, eu vi não sei onde…”. ENTREM EM CONTATO COM A RAQUEL e passem para ela suas informações. Vamos achar todos e mostrar que esta internet do capeta serve para alguma coisa útil, afinal…