Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

IS JUST WAITING (8)

LE MANS (e faltam 21…) – Acabou de dar 3h de corrida. Felizmente não choveu, o sol saiu e tudo está mais ou menos como se previa: quatrargólicos na frente, perseguidos pelos aliens de Corollândia. E a prova está longe de ser definida. Não porque faltam 21 horas, mas porque sempre acontece alguma merda, com […]

LE MANS (e faltam 21…) – Acabou de dar 3h de corrida. Felizmente não choveu, o sol saiu e tudo está mais ou menos como se previa: quatrargólicos na frente, perseguidos pelos aliens de Corollândia. E a prova está longe de ser definida. Não porque faltam 21 horas, mas porque sempre acontece alguma merda, com um ou com outro. Por enquanto, os Toyota seguem firmes, sem imprevistos. Um escolta o outro. A distância entre eles nunca passa de 20 segundos. E o exército alemão, que chegou a ter os quatro carros em 1-2-3-4, agora está em primeiro. E só. Por conta de um pneu furado num, borracha na suspensão de outro e não sei mais o quê no terceiro, foram perdendo posições, enquanto os japoneses subiam.

E é isso que faz dessa corrida algo sensacional. Acontece de tudo um pouco, e ainda nem anoiteceu. Qualquer parada nos boxes para, sei lá, passar um paninho no vidro, dar uma olhada no óleo, calibrar os pneus, pagar com cartão e pedir nota fiscal paulista, não pode durar mais do que quatro minutos, porque em quatro minutos se perde uma volta.

Muita gente pergunta “quanto dá” um carro desses. A velocidade máxima atingida até agora foi de 324 km/h na Mulsanne pelo Tréluyer, que está no volante do e-tron #1. Vai ser gato-e-rato durante um bom tempo, com cada equipe tentando minimizar as possibilidades de erros e imprevistos. Ao final das 24 horas, a Toyota deverá ter uns dois pit stops a mais em relação à Audi, o que é um problema sério.

Os carros preto e dourados da Rebellion são os coadjuvantes de luxo até agora, em sétimo e oitavo, fazendo uma corrida consistente e segura. Nosso querido Deltinha teve um problema de câmbio, perdeu várias voltas nos boxes mas já está na batalha de novo. Dó mesmo estou do Pescarolo. O #16 mal saiu dos boxes, tinha quebrado o motor no warm up, trocaram, não deu. Chegou a largar com uma volta de atraso, mas desistiu. O #17 mais para do que anda e já tomou dez voltas, depois de um bom início de corrida.

Por enquanto, ninguém está tendo muita dificuldade com tráfego. Faz sol, dia claro, todo mundo enxerga bem. De noite é que eu quero ver.