Blog do Flavio Gomes
F-1

NAZOROPA (2)

SÃO PAULO (São Dida hoje) – Vettel sobrou na turma. Sacana. Iludiu todo mundo para que se achasse que havia um enorme equilíbrio em Valência. Fez parte da farsa do Q2, que separou 13 pilotos por meros 0s341. Isso mesmo. No Q2 do GP da Europa, Grosjean Garibaldo fez o melhor tempo com 1min38s439 (o […]

SÃO PAULO (São Dida hoje) – Vettel sobrou na turma. Sacana. Iludiu todo mundo para que se achasse que havia um enorme equilíbrio em Valência. Fez parte da farsa do Q2, que separou 13 pilotos por meros 0s341. Isso mesmo. No Q2 do GP da Europa, Grosjean Garibaldo fez o melhor tempo com 1min38s439 (o melhor da semana) e o décimo, Koba-Mito, ficou 0s2 atrás. Alonso, Schumacher e Massa, que foram degolados impiedosamente, marcaram tempos 0s268, 0s331 e 0s341. Numa pista longa como a valenciana, é uma crueldade.

Só que no Q3 os sebastianistas deliraram com a entubada que Vettel deu no resto. Estava meio apertada, até, a disputa pela pole. Mas quando ele fez sua melhor volta, desbancando o novamente surpreendente Pastor Maldonado, foram quase 0s4 na lomba do venezuelano. Hamilton ainda tentou se aproximar, mas foi 0s324 mais lento. Ou seja, como diria Luciano Burti: no Q3, a diferença do primeiro para o segundo foi praticamente a mesma que separou o primeiro do 13° no Q2.

E o que isso tudo quer dizer? Que Vettel vai vencer amanhã, para reassumir a liderança do Mundial. Sem muita dificuldade, tornando-se o primeiro vencedor repetido da temporada. E quem saiu no maior prejuízo foi Alonsito, 11° no grid. A Ferrari, como se notou, ficou com os dois carros no Q2, algo que havia acontecido na Austrália despertando os mais apocalípticos vaticínios sobre Maranello, na ocasião: iria ser rebaixada para a Série B, teria de disputar a GP2, estaria atrás da Hispania para comprar seu chassi do ano passado… Mas é claro que a situação é outra, meses depois. No começo do Mundial, os carros vermelhos ficavam dois dias atrás dos mais rápidos. Agora, estão ali, no pau a pau, garimpando décimos. Não foi um desastre, pois. Apenas uma derrapada na curva.

Que outros deram, também, no ensolarado sábado valenciano, nessa pista bonitinha, mas ordinária. A Red Bull, por exemplo, com Webber. O canguru deprimido empacou no Q1 e larga em 19°. Aconteceu com ele algo parecido com o que vitimou Schumacher no Canadá: a asa móvel travou. No caso do alemão, em “mode on”, na corrida. No caso do australiano, em “mode off”, o que, por seus cálculos, lhe tirou 1s3 por volta. O próprio Schumacher também ficou no Q2, enquanto Rosberguinho, mais uma vez, flanava alegremente lá na frente. Para quem apostava nele como possível oitavo vitorioso do ano, baseado na pole (que não levou) de Mônaco, “das decepcionnen”. Senninha, idem. Maldonado arrebentando a boca del balón (primeiro colocado no Q1; terceiro no grid) entre os melhores, e o brasileiro pipocando lá atrás. Parte em 14°. Pérez, nosso Chapolin Colorado, bem nos treinos livres, mas mal na classificação, foi outro que ficou devendo. Também estacionou no Q2.

E aí vamos para os que se deram bem. Começando com a menção honrosa à Caterham de Kovalento, cada dia mais rápido, 16° no grid. Ó o cara, ó!

No top 10, a Lotus voltou a andar forte e com consistência, fazendo P4 e P5 com Garibaldo e Raikkonen. Lutará pelo pódio. Pela vitória, talvez, dependendo de como cada um vai se sair na administração da borracha. Maldonado, já citado, mas não custa reforçar, está na segunda fila ao lado do francês, em terceiro. A Williams, dada como morta depois de duas apresentações fracas em Mônaco e Montreal, provou que tem um carrinho decente para vários tipos de pistas e ocasiões. O primeiro-sobrinho está desperdiçando uma ótima chance de mostrar serviço, neste ano. O bolivariano, não. Cada vez mais ganha confiança e enfia o pé no pedal que deve, com vigor e competência, pátria, socialismo ou morte.

Foram bem os forceíndicos, com os dois no Q3, e deu uma ligeira melhorada Button, em nono. Nada de excepcional, mas se não fizer nenhuma burrada e o carro se comportar com alguma dignidade, é capaz de voltar à zona de pontos em posição interessante. Kobayashi, nem preciso dizer nada. Sétimo. Mito. Dá até anagrama.

Vettel fez sua terceira pole em Valência. Seguidinha. Terceira no ano. E 33ª na carreira. Isso, sim, é importante. Com 33, igualou Jim Clark e Alain Prost nas estatísticas. É o terceiro colocado na história. Levou 89 GPs para chegar lá. Agora, terá de remar muito para alcançar os dois primeiros da lista, Schumacher (68) e Senna (65). Mas é uma marca, sem-duvidamente, como diz o dono do boteco aqui embaixo, importante e que lhe dá mais um lugarzinho entre os maiores de todos os tempos desde que o mundo é mundo.