Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

NÃO ESQUECEMOS MESMO

SÃO PAULO (e não podemos esquecer) – Foi em 28 de janeiro de 2008 que o Belvedere do Grinfo apareceu aqui pela primeira vez. Desde então, virou uma espécie de carimbo arquitetônico deste blog. Não me conformo como uma coisinha tão linda, simples e importante pode demorar tanto para ser reformada, restaurada, valorizada, revitalizada. Nas […]

SÃO PAULO (e não podemos esquecer) – Foi em 28 de janeiro de 2008 que o Belvedere do Grinfo apareceu aqui pela primeira vez. Desde então, virou uma espécie de carimbo arquitetônico deste blog. Não me conformo como uma coisinha tão linda, simples e importante pode demorar tanto para ser reformada, restaurada, valorizada, revitalizada. Nas dezenas de posts sobre o assunto já publicados aqui, não consegui entender, afinal, de quem seria a responsabilidade por alguma ação.

Pelo pouco que sei, a BR-040, a Rio-Petrópolis, foi privatizada, assim como o mar, o céu, as nuvens e os gafanhotos neste país que, alguns anos atrás, achava que tudo deveria ser vendido à tal da iniciativa privada. Venderam até a alma, mas com financiamento do BNDES. Por que a concessionária dessa estrada não faz alguma coisa? Será que sua função é apenas contar a grana do pedágio?

Pois no sábado, às 9h, vai haver uma manifestação no Grinfo. Ela está sendo organizada no Facebook. Nestes mais de quatro anos falando do Belvedere aqui, muita gente leu e comentou, a blogaiada demonstrou claramente sua angústia, mas não apareceu uma autoridade sequer, pública ou privada, para dar alguma luz. Quem sabe agora. Nós não vamos desistir. Vou falar do Belvedere a vida toda, se for preciso, até que alguma alma com prerrogativas para tal tire a bunda da cadeira e faça com que ele renasça e volte a pertencer ao povo do Rio, da estrada, do Brasil.