Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

NELSINHO RESPONDE

SÃO PAULO (gente esquisita) – Nelsinho Piquet, que venceu sábado em Michigan, usou sua coluna no Yahoo! para justificar o que disse à Gazetaesportiva.net. Ele considera que “alguns membros da mídia” gostam de “causar intriga”. Não sei exatamente de quem está falando. Um trecho: Se você esperava um texto sobre a primeira vitória brasileira num oval […]

SÃO PAULO (gente esquisita) – Nelsinho Piquet, que venceu sábado em Michigan, usou sua coluna no Yahoo! para justificar o que disse à Gazetaesportiva.net. Ele considera que “alguns membros da mídia” gostam de “causar intriga”. Não sei exatamente de quem está falando. Um trecho:

Se você esperava um texto sobre a primeira vitória brasileira num oval da Nascar há dois dias, infelizmente vai ficar esperando mais um pouco porque novamente fui envolvido numa controvérsia por causa de alguns membros da mídia brasileira que insistem em causar intriga entre os pilotos ao invés de informar.

Recentemente passei pelo Brasil para algumas entrevistas (…). Fui muito bem recebido pelos jornalistas com quem falei diretamente. Mas depois de ficar sabendo como uma das entrevistas repercutiu, infelizmente, percebi que mais uma vez deram uma interpretação diferente do que eu havia dito, para causar polêmica desnecessária e maldosa.

Durante uma entrevista de mais de uma hora, fui questionado em determinado momento por que meu pai hoje evita o assédio da mídia, optando por um estilo mais reservado e diferente de outros ídolos do esporte brasileiro.

Expliquei que depois do fim da carreira de piloto, ele escolheu o caminho empresarial diferente de outros que realizam ações promocionais e continuam explorando sua personalidade pública. E citei Emerson Fittipaldi como exemplo.

Em nenhum momento disse que uma coisa é melhor ou pior que a outra.

OK. Agora reproduzo de novo o trecho da entrevista à Gazetaesportiva.net que Nelsinho diz ter sido “mal interpretado”. Cumpre lembrar que ele não nega o que foi publicado. Fala, apenas, em “interpretação diferente”.

Se ele quisesse estar na mídia, quisesse ser um Emerson Fittipaldi da vida, que vive de assinar autógrafo e aparecer em estande de alguma empresa, com certeza ele faria. Mas meu pai foi para o lado empresarial, arriscou muito mais, achou mais interessante e ganha mais dinheiro assim. Escolheu isso e não quer saber de mais nada”, afirmou o filho, revelando o mesmo tom crítico de seu pai.

Não vi interpretação alguma no texto da Gazetaesportiva.net, que igualmente não disse “que uma coisa é melhor ou pior que a outra”. Quem está interpretando o que Nelsinho falou é o público. É quem lê. É quem se manifesta pelas redes sociais que o pequeno Piquet conhece tão bem. Qual interpretação exatamente Nelsinho quer que seja dada a uma declaração como essa? Acho engraçado essa gente que dá entrevistas. Primeiro, confunde a reação do público com “interpretação da mídia”. Para esse pessoal, a mídia sempre interpreta tudo errado — mesmo quando reproduz uma declaração na íntegra, sem nenhum juízo de valor, deixando para o público a tarefa de interpretar.

Nelsinho, pelo que interpretei daquilo que escreveu no Yahoo!, quer determinar como suas frases devem ser interpretadas. Uma frase é interpretada por aquilo que ela significa. Simples assim.