Blog do Flavio Gomes
F-1

MENOS QUE O LUCAS

SÃO PAULO (vai aí?) – A HRT está à venda. Segundo a imprensa espanhola, quem chegar com 40 milhões de dinheiros europeus leva. É menos que o Lucas do São Paulo. Essa equipe, infelizmente, não deu certo. Desde que Adrian Campos sucumbiu, antes mesmo da estreia, ela mudou de mãos e nome várias vezes e […]

SÃO PAULO (vai aí?) – A HRT está à venda. Segundo a imprensa espanhola, quem chegar com 40 milhões de dinheiros europeus leva. É menos que o Lucas do São Paulo.

Essa equipe, infelizmente, não deu certo. Desde que Adrian Campos sucumbiu, antes mesmo da estreia, ela mudou de mãos e nome várias vezes e nunca emplacou. Assim como a Marussia, ex-Virgin, e a Caterham, ex-Lotus. A própria HRT é ex-Hispania. 

Notaram? Nenhuma, em três anos, manteve sequer o nome de origem. E até agora nenhum de seus seis carros fez pontos na F-1, numa era em que dez pilotos pontuam por corrida.

É muito pouco, quase nada. Eu, que sou um defensor dos fracos e oprimidos, fico muito triste de ver o que acontece com esses times nanicos. Na real, eles só enchem o grid e procuram não atrapalhar ninguém. Não evoluem. Ficam patinando no lugar. Não há grana no mundo que justifique esses investimentos, hoje em dia.

É uma pena porque equipes pequenas, no passado, tinham outra função. Além de conseguirem um resultado ou outro que nos enchiam de alegria, eram celeiros de grandes talentos, porta de entrada para garotos que vinham de baixo e precisavam começar de algum jeito.

Nos últimos anos, a Minardi foi quem exerceu esse papel com mais galhardia. Revelou Fernando Alonso, por exemplo. E deu origem à Toro Rosso, por quem Vettel venceu seu primeiro GP. Há inúmeros casos de times pequenos valorosos em eras nem tão distantes assim — a blogaiada saberá citar muitos, assim como seus pilotos.

HRT, Caterham e Marussia, no entanto, não entrarão para lista nenhuma no futuro. São apenas negócios. Maus negócios, e mal conduzidos. A cruzada pelas nanicas levada a cabo por Max Mosley, é doloroso admitir, fracassou.