Blog do Flavio Gomes
F-1

TEXANAS (1)

SÃO PAULO (alguém aí?) – Vettel precisou de meia hora de treino de tarde para fechar o dia na frente em Austin. Fez também o melhor tempo na primeira sessão, que acabou sendo o segundo melhor tempo no geral. Dobradinha, pois: 1) Sebastian; 2) Vettel. O tempo dele de tarde, 1min37s718, foi 0s757 melhor que […]

SÃO PAULO (alguém aí?) – Vettel precisou de meia hora de treino de tarde para fechar o dia na frente em Austin. Fez também o melhor tempo na primeira sessão, que acabou sendo o segundo melhor tempo no geral. Dobradinha, pois: 1) Sebastian; 2) Vettel.

O tempo dele de tarde, 1min37s718, foi 0s757 melhor que o de Webber, segundo colocado. E 0s765 mais rápido que o de Alonso, terceiro. Como é dura, a vida do espanhol…

O primeiro dia de Austin na F-1 foi tranquilo. Tinha gente na arquibancada e o autódromo é daqueles que quem gosta de automobilismo fica feliz de ver. Autódromo com paisagem de autódromo, não de shopping center. Pista longa, com alguns trechos sensacionais, como a curva turca ao contrário e, especialmente, a ladeira no final da reta dos boxes. Prático e funcional, como prega a arquitetura americana. Tem gramados, gente circulando a pé, espaço para motorhomes e trailers, cachorro-quente e cerveja. Acertaram a mão. Se vai dar corrida boa, domingo a gente fala nisso.

Vettel chega ao fim da temporada no melhor da forma dele e da Red Bull. Vai ser difícil tirar o título do alemão. Mas é claro que sempre pode acontecer alguma coisa. O carro teve problemas na primeira hora do segundo treino. Fernandinho que faça suas preces e mandingas para tentar algo.

Vitória de Tião e quinto de Alonso, resultado que dá a taça ao rubrotaurino, não seria nada de espantoso nesta altura do campeonato. Mas do jeito que o espanhol está guiando, estou começando a achar que a decisão fica para o Brasil. El Fodón vai buscar o pódio, o que necessariamente leva a disputa até a corrida final.

Massa foi o sexto e Senninha, o oitavo hoje. Só Grosjean e Raikkonen fizeram seus melhores tempos com pneus duros. O resto foi de médio. A impressão que tive é que seria possível usar os pneus macios, mas a Pirelli não tinha muitas referências asfálticas e optou por uma escolha um pouco mais conservadora.

Quem viu os treinos deve ter notado que a McLaren estava com patrocínio da Verizon no lugar da Vodafone. É que esta é dona de 45% daquela, a maior companhia americana de wireless & similares, pelo que andei lendo. Curti também o capacete de Vettel, que parece feito de madeira. Um negócio bem texano, sacaram?

A classificação amanhã é de tarde, 16h de Brasília no verão. Antes, às 13h, tem o último treino livre. A corrida, domingo, passa ao vivo na Sportv às 17h.

E estes foram meus comentários mais sem-graça dos últimos tempos, porque estou sofrendo de tedinite. Tédio no mais puro estado.