Blog do Flavio Gomes
F-1

RED BULL RB9

SÃO PAULO (esquisito) – O que de mais estranho mostrou a Red Bull no lançamento do RB9 agora há pouco foi a ausência da marca energética na lateral. No seu lugar, Infiniti, a marca de luxo da Nissan, que pertence à Renault, que por sua vez pertence à Lada. E o tom roxo no lugar […]

RedBull2013bSÃO PAULO (esquisito) – O que de mais estranho mostrou a Red Bull no lançamento do RB9 agora há pouco foi a ausência da marca energética na lateral. No seu lugar, Infiniti, a marca de luxo da Nissan, que pertence à Renault, que por sua vez pertence à Lada. E o tom roxo no lugar do azul escuro.

Sempre achei a pintura da Red Bull uma das feias da história da F-1, desde o início. Mas não se pode discutir a coerência. O desenho é praticamente o mesmo desde 2005, quando o time comprou a Jaguar, com uma mudancinha aqui, outra ali. O roxo no lugar do azul, naturalmente, só piora as coisas.

Mas, como se diz, carro bonito é carro que ganha corrida. E disso a Red Bull não pode ser acusada, de não ganhar corridas. Adrian Newey, o grande gênio por trás dos três títulos seguidos de Vettel, manteve o degrau no bico e deu um tapa na aerodinâmica, sua especialidade, de modo a otimizar a passagem do ar.

Creio que este será o último ano de Webber na Red Bull. Ele vem sendo alfinetado por gente graúda no time com frequência, embora muitas vezes de forma injusta. Não é um mau piloto, nem alguém que incomode muito. Meio desanimado, talvez, mas eficiente para aquilo que é necessário a  um segundo piloto de alguém que brilha como Tião Alemão.

Sebastian é candidato ao título, óbvio. Seus adversários serão Alonso e Button, creio. Hamilton pode entrar na luta, espero. Andei fazendo umas pesquisas e descobri que se a Red Bull ganhar de novo o Mundial, será a primeira vez que um carro roxo leva o título. Incrível, isso.