Blog do Flavio Gomes
Imprensa

NOVA REVISTA, NOVO JORNALISMO

SÃO PAULO (espetacular é pouco) – A Revista WARM UP está no ar. Todos os meses, há três anos, ela entra no ar. Mas a edição #36 é especial, especialíssima. Porque inova no formato “revista na internet”. Eu confesso que nunca entendi direito esse negócio de revista na internet. Na maioria das vezes, é bacaninha […]

capada36SÃO PAULO (espetacular é pouco) – A Revista WARM UP está no ar. Todos os meses, há três anos, ela entra no ar. Mas a edição #36 é especial, especialíssima. Porque inova no formato “revista na internet”.

Eu confesso que nunca entendi direito esse negócio de revista na internet. Na maioria das vezes, é bacaninha aquele negócio de virar a página e tal. Mas só isso. Bacaninha. Tem umas que até fazem o barulhinho da página virando. Mas é um formato ruim de ler. E nosso formato anterior era assim: bonito, agradável, mas ruim de ler na tela. Cada vez mais me convenço de que revistas, como as conhecemos, são legais no papel. Você vai, volta, amarrota, joga num canto, pega de novo, lê no banheiro, recorta algo que te interessa e tal. É uma outra espécie de interatividade.

A interatividade na internet é diferente. E por isso, depois de meses de estudos e desenvolvimento, a equipe chefiada pelo Victor Martins chegou a esse novo formato de revista, só para computadores e smartphones. A concepção artística é do Ivan Capelli, com a arte do Bruno Mantovani.

A WARM UP ainda é conceitualmente uma revista, no sentido de concentrar matérias de maior fôlego, diagramação diferente da de um site convencional, concebida para passar em revista assuntos do mês e se aprofundar em diversos temas. Mas ficou mais fácil de ler. “Amigável”, como se diz, sem “lentes de aumento” ou idas e vindas com o mouse. E você pode comentar cada texto, compartilhar nas redes sociais, fazer o que bem entender. É um novo jornalismo.

A edição deste mês é inteirinha dedicada à apresentação da temporada de 2013 da F-1.

Ficou linda. Divirtam-se. Aplaudam. Os meninos e meninas merecem.