NOVA REVISTA, NOVO JORNALISMO

capada36SÃO PAULO (espetacular é pouco) – A Revista WARM UP está no ar. Todos os meses, há três anos, ela entra no ar. Mas a edição #36 é especial, especialíssima. Porque inova no formato “revista na internet”.

Eu confesso que nunca entendi direito esse negócio de revista na internet. Na maioria das vezes, é bacaninha aquele negócio de virar a página e tal. Mas só isso. Bacaninha. Tem umas que até fazem o barulhinho da página virando. Mas é um formato ruim de ler. E nosso formato anterior era assim: bonito, agradável, mas ruim de ler na tela. Cada vez mais me convenço de que revistas, como as conhecemos, são legais no papel. Você vai, volta, amarrota, joga num canto, pega de novo, lê no banheiro, recorta algo que te interessa e tal. É uma outra espécie de interatividade.

A interatividade na internet é diferente. E por isso, depois de meses de estudos e desenvolvimento, a equipe chefiada pelo Victor Martins chegou a esse novo formato de revista, só para computadores e smartphones. A concepção artística é do Ivan Capelli, com a arte do Bruno Mantovani.

A WARM UP ainda é conceitualmente uma revista, no sentido de concentrar matérias de maior fôlego, diagramação diferente da de um site convencional, concebida para passar em revista assuntos do mês e se aprofundar em diversos temas. Mas ficou mais fácil de ler. “Amigável”, como se diz, sem “lentes de aumento” ou idas e vindas com o mouse. E você pode comentar cada texto, compartilhar nas redes sociais, fazer o que bem entender. É um novo jornalismo.

A edição deste mês é inteirinha dedicada à apresentação da temporada de 2013 da F-1.

Ficou linda. Divirtam-se. Aplaudam. Os meninos e meninas merecem.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Atilio
Atilio
11 anos atrás

Parabéns pela melhoria! Sugestão: mudem posição da barra (?) de navegação (Matéria Anterior/Próxima matéria), deixem logo depois das matéria, antes dos comentários.

Bruno Alves pinto
Bruno Alves pinto
11 anos atrás

Ficou show!

Fico feliz em imaginar que talvez eu tenha contribuído com essa mudança, já que na enquete que foi realizada há um tempo eu tinha proposto exatamente as mudanças que foram feitas.

Parabéns!

Roberto Antonio
Roberto Antonio
11 anos atrás

Muito melhor para ler. Parabéns!

Igor Soares
Igor Soares
11 anos atrás

Muito boa, a revista!
Já que o assunto é mídia eletrônica… Flavio, a versão “mobile” do blog é muito boa também, só que não dá ver os comentários da forma do blog “normal”, já que não aparece quem respondeu quem, mas em ordem cronológica.

Marcos Almeida
Marcos Almeida
11 anos atrás

10, nota 10.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
11 anos atrás

Agora, sim. Eu lia, mas confesso que desanimava pelos motivos que você tão bem mencionou.

Pra internet, ficou perfeita. Parabéns à todos.

Gostaria de sugerir uma matéria, focando nos 3 anos de Schumacher na Mercedes. O que de fato aconteceu? Nesse último ano, acho que ele andou mais que o Rosberg, mas os acasos o fizeram ficar atrás.

Acho muito curioso esse episódio, e acho que renderia uma boa leitura. Esclareceria até as mentiras que o Galvão contou, de que ele foi de pires na mão na Sauber, no fime de 2012, e não o quiseram. Mentira.

Gustavo Chedid
Gustavo Chedid
11 anos atrás

Parabéns a você e a todos da Warm Up. Ficou espetacular.

Nada a ver com o post, mas acho que você vai gostar. A Pepsi fez um comercial com o Jeff Gordon fazendo um ‘test drive’ num Camaro… sem avisar ao vendedor…

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Q5mHPo2yDG8#!

Ze Maria
Ze Maria
11 anos atrás

Deixou de ser revista p/ virar Site. Particularmente, p/ mim não é pratica. Falta a versão PDF p/ poder baixar. na versão anterior eu baixava para o HD e lia em qualquer lugar sem necessidade de estar na rede.

Ron
Ron
11 anos atrás

Quanto à leitura ficou bem melhor porque no outro formato realmente havia uma certa dificuldade na visualização e na mudança da página em relação ao controle do mouse.
Como já falaram, a verdade é que antes estava com cara de revista (faltava imprimir, o que deveria sair meio caro) e agora é um site dentro do Grande Prêmio. Parece o mesmo que ir nos blogs, ler e fazer comentários (só Facebook?) ou ler as colunas (só que agrupadas no mesmo espaço e momento de divulgação). Não estou reclamando, só fazendo a observação.
Acho que não entendi bem o intuito da mudança, mas, de qualquer forma, o conteúdo é o que me interessa.

PS. No Chrome está tranquilo, mas estou com problemas para abrir no Firefox (versão 19). Não aparece coisa alguma entre a barra laranja no topo (Home, Colunistas, Fórmula 1 etc.) e o fim da página (Código de Conduta, Declaração de Privacidade etc.).

Mauricio Henkel
Mauricio Henkel
11 anos atrás

Parabéns! Muito melhor assim. Sempre achei que eu fosse o único imbecil na face da terra que não conseguia ler a revista digital direito. Achava aquilo um saco e acabava não lendo.
Abraços!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Ficou excelente, parabéns!

Lucas
Lucas
11 anos atrás

O outro formato me agradava mais, parecia com uma revista, era perfeita pra ler no iPad.

Agora ficou com cara de site…

Anselmo
Anselmo
11 anos atrás

Parabens, ficou muito bom

Kadu Nogueira
Kadu Nogueira
11 anos atrás

Conteúdo formatado em colunas, ausência da versão em PDF (que poderia ser impressa), links… Como já apontaram em um comentário aqui, deixou de ser revista para virar um site. Ficou visualmente muito bonito, mas na realidade essa ‘revista’ é um paradoxo; quando os sites surgiram, lá na década de 90, o grande objetivo era justamente digitalizar a mídia impressa, e agora a revista volta ao que os veículos queriam ter feito quando ‘digitalizaram’ suas publicações.

Levando em conta que agora estruturalmente estamos falando de produtos muito parecidos (comparando o Grande Prêmio com a ‘Revista’ Warm Up), o grande desafio é justamente criar e manter um diferencial. Do jeito que foi projetada, vejo muito mais como uma seção do próprio Grande Prêmio do que como produto próprio a médio prazo.

Ficou bom, sem dúvidas. Mas o diferencial estará aonde? Editorial? Pois estruturalmente virou um site, e vejo a revista competindo com o produto principal da casa logo mais.

Gustavo Barrichello
11 anos atrás

Achei que ficou muito boa. As críticas que eu tinha eram justamente as que você enumerou no começo do texto, e posso dizer que foram resolvidas.
Parabéns a toda a equipe.

Emerson Fernando
11 anos atrás

Ficou show!!!!
Muito melhor de lar. Aquele formato antigo dava preguiça.

Parabéns a todos

Raul Vostok Deluxe
11 anos atrás

assumo que tinha um pouco de preguiça do formato anterior

Emerson Neves..
11 anos atrás

Parabens ficou muito show!
Realmente o formato antigo era um pé no saco..

Eduardo Wahler
Eduardo Wahler
11 anos atrás

Muito bom! Para ler, imprimir e guardar!

Bernardo
Bernardo
11 anos atrás

Não funciona no Firefox e em algumas versões do Internet Explorer, vale a pena revisar algo do funcionamento para não perder leitores

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Já fiz tudo isso “vai, volta, amarrota, joga num canto, pega de novo, lê no banheiro, recorta algo que te interessa e tal”, mas nada supera a informação diária! Veja o meu caso, acompanho a Formula 1 desde 1981, desde então, se perdi meia dúzia de corridas pela tv foi muito! Gosto do esporte F-1 como um todo, estou longe de ser um “teleguiado” do Galvão, famoso pacheco!

Fanatismo é tanto pelo esporte que certa vez faltei no serviço pra ver corrida de F-1! Em 1988 trabalhava em supermercado, mas certo Domingo teve aquela bosta de fechar a loja pra balanço. Puta coisa chata ficar contando mercadoria, na época eu era repositor de mercadorias, mas em menos de um mês fui promovido a oficce-boy com direito a moto. Estava na ELITE da loja, trabalhando com o pessoal do escritório! E eu pilotava uma fantástica Honda CG 125 novinha! Morram de inveja!

Foto semelhante da “macchina” na época:
http://images03.olx.com.br/ui/20/22/13/1338773698_389031913_3-Vendo-CG-125-ano-88-2-mil-KM-Motos-Scooters-Triciclos.jpg

No auge da juventude-rebelde e promovido na vida profissional. Veja bem, não tem cabimento ficar contando mercadorias em pleno Domingo, ainda mais em dia de corrida!

Fui taxativo longe do chefe!!!

“Domingo tem Formula 1, não venho trabalhar”

Nem por isso fui despedido(tomei uma dura), mas o importante na época era manter a personalidade-forte-rebelde! Claro que não disse que faltei pra ver corrida de F-1, não me lembro que desculpa dei, mas funcionou!

Nessa época comprava revista sobre F-1 todo mês! Só que era um baita sofrimento, tinha que esperar um mês pra comprar a famosa revista Grid. Reportagens sobre o mundial, tinha que depender da vontade da Globo, aí fodeu!

Capa da Grid
http://bimg1.mlstatic.com/revista-grid-905-b-gp-espanha-poster-pega-pique-e-mansell_MLB-F-2751486906_052012.jpg

Depois a Grid virou revista Racing, e o melhor era quinzenal, um sonho na época!

Capa da Racing
http://www.racetv.com.br/_arqs/Revista%20Racing%20Novembro.jpg

Mas nada se compara com a internet! Eu fico que nem um doido-varrido pulando de link pra saber qualquer coisa sobre a Formula 1! Todo dia tem coisa nova, não pago nada e dou muita risada(principalmente quando alguém critica o Gomes nos comentários e ele dá o troco! As brigas entre Pachecos x Gomes são hilárias, diversão garantida).

Hoje raramente compro jornal e revista! A Grid era ótima, a Racing também, mas essa tinha muita propaganda, a parte sobre kartismo também era muito exagerada. No caso da Revista WARM UP, ela já virou coisa de colecionador, imperdível!

Jornalista que cobre esporte a motor tinha que ser canonizado, não é fácil aguentar essa pachecada todo dia. Certa vez alertei o Seixas pra começar a cobrar taxa pra entrar no Blog. Já pensei em montar um blog de Formula 1, mas o duro é aguentar os pachecos.

Independente do esporte, o personagem sempre é o mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg

Maicon Aurelio
Maicon Aurelio
11 anos atrás

Ficou demais legal de ler no celular e no tablet. Meu Feedback é quanto a aqueles menus de cima. “Editorial, Abertura, Equipes,…” dá para melhorar. Aumentar um pouco mais a fonte (fontes maiores ficam mais praticas se clicar em tablets ou smartphones) veja. Não estou criticando achei tudo muito legal mas acho que ali cabe mais um pouco mais.

Obrigado por fazer um trabalho tão bem feito e deixar este espaço para deixar nossas opiniões.

Paulo Mesquini
Paulo Mesquini
11 anos atrás

Cadê o arquivo para download?

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
11 anos atrás

Caro Flavio,

Parabéns !!!
A todos da equipe, pelo bom gosto !!!

Emerson Marques de Moraes
Emerson Marques de Moraes
11 anos atrás

Parabéns pelo ótimo trabalho. A revista ficou mais “clean” e fácil de ler.
As matérias divididas em ícones deixam o acesso à leitura mais rápido e ágil.
Realmente trabalho de primeira.
Abraço aos envolvidos.

RMattos
RMattos
11 anos atrás

Nunca vi sentido em tentar imitar a revista de papel, e não tinha nada mais frustrante que ter que usar o zoom e panning o tempo todo pra ler, além do infeliz mecanismo de virar página.

Mas agora sim! Mais uma vez, a equipe Victal matou a pau. Finalmente um formato inteligente de revista eletrônica, com layout bonito e fácil de ler. Que seja imitada por aí afora.

Jader
Jader
11 anos atrás

Ficou bem melhor e mais rápido pra acessar. Gostei. Parabéns.

P.S.: com o navegador firefox, tive alguns problemas, mas usei o google chrome e funcionou normalmente.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
11 anos atrás

Flavio, coloca o texto em duas colunas. Acho que assim fica um pouco cansativo por causa da largura da coluna única.

No mais, muito bom o formato.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Ficou bem legal! Mas gosto da revista impressa pelo fato de poder, eventualmente, ler em qualquer lugar que julgar conveniente. Coleciono a revista INFO desde 1994 e é ruim me desfazer dela, apesar das solicitações e azucrinações de minha mulher, que quer mexer em minhe estante…Isso ainda vai dar em Divórcio! Tira a porra da mão daííí !

Turcomaldade
Turcomaldade
11 anos atrás

vou poder usar essa versão nova no iPad tb? nada contra a anterior, mas realmente era meio chata de “manusear”.

Guilherme Barreto
Guilherme Barreto
11 anos atrás

Parabens Flávio e equipe da revista WarmUP. Este formato dispensa a utilização do zoom que deixava as pessoas perdidas no espaço, muito bom! Keep up the good work!!!

Patrick
Patrick
11 anos atrás

É com a inovação e talento que a humanidade cresce, vi hoje de manha a revista, estão de parabéns! Num período em que o automobilismo brasileiro passa por momentos conturbados, um incentivo como a WARM UP, pode ser um divisor de águas, entre os que entendem de facto o automobilismo, os que amam, e os IMBECIS que acreditam saber de que se trata! Saudações ao Ilustre Barão, paz a sua alma!

Mariana
Mariana
11 anos atrás

Está maravilhoso, mas… er… não gostei =P.
Simplesmente deixou de ser revista e virou um site.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
11 anos atrás

Realmente, o formato de ler era ruim. Sempre pensava nisso quando quando acessava o site da Revista Warm Up.

Legal a mudança, boa sacada. Parabéns Victor Martins, Ivan Capelli, Bruno Mantovani, Flávio Gomes e todos mais envolvidos com a revista.

Helio Rosas
11 anos atrás

Flavio: no Firefox o link não abre. Como faço para comprar a versão iPad? Obrigado. Abs.

Helio Rosas
11 anos atrás

Flavio: no Firefox o link não abre. Como faço pra acessar / comprar ? Obrigado, Abs Hélio

celso
celso
11 anos atrás

Flavio,

BEM melhor!

Incomodava, o formato antigo. Era difícil de ler com “fluidez”. Bonitinho, mas ordinário, como se diz.

Agora está nota 10!

Parabéns aos envolvidos! (no bom sentido)

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

A revista ficou do caralho. Parabéns aos envolvidos. Agora só falta no iPad!

Luis Henrique Marcondes
Luis Henrique Marcondes
11 anos atrás

Acho que as possibilidades que a internet permite (e que as empresas de mídia não usam e ficam lamentando a “morte do jornalismo impresso”) é justamente o uso de hiperlinks e vídeos ilustrativos. Muito mais do que simplesmente ler as notícias, print de PDFs, etc.

Marcelo Uchôa
11 anos atrás

Ficou bacana, mas o acesso por outros navegadores, além do internet explorer, ficou devendo.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Marcelo Uchôa
11 anos atrás

Eu uso o Chrome e não notei nenhum problema ainda.

Mariana
Mariana
Reply to  Giovani Jardim
11 anos atrás

[2]

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
11 anos atrás

Finalmente começarei a ler essa revista… a navegação realmente era bem chata e tinha preguiça de ficar foleando aquela páginas zuadas… parabéns pela inovação!

DOuglas
DOuglas
11 anos atrás

Flavio concordo, eu mesmo pouco lia porque era chato de ler. Agora ficou muito bom.

S. Barreto
S. Barreto
11 anos atrás

Caramba, que coincidência. Eu estava pensando em enviar comentários para a revista falando exatamente sobre aquele formato complicado. Ainda não vi todas as novidades, mas já deu pra ver que está muito mais amigável. Ótima mudança.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Bah, melhorou 300%. O formato antigo era como uma revista escaneada, seria ótima no papel, mas na tela não funcionava, eu não conseguia ler sem cansar. Agora sim, temos uma revista digital. Parabéns pela mudança.

Thiago
Thiago
11 anos atrás

Muito legal. Eu nunca tive paciência de ler estas revistas digitais. Primeiro porque não tenho tablet (e não vou ter tão cedo, pois acho meio inútil). Segundo porque ler elas no computador (com teclado, mouse e monitor) não é muito bacana, esbarra naquele problema de utilizar o mouse, vai e vem, zoom in, zoom out…

E com a Warmup não era diferente, muitas vezes eu lia as chamadas das matérias, tinha a maior vontade de ler, mas desistia ao saber que a matéria estava na revista. Pra falar a verdade, não sei qual a moral de revista digital. Se o Grande Prêmio é um site especializado em informação sobre o automobilismo, porque não disponibilizar o conteúdo da revista direto no site? Pra que esta distinção?

Não sei, sou bem leigo no assunto, só sei que agora está bem melhor!

Macieira
Macieira
11 anos atrás

Não consigo abrir no firefox. Tem formato .pdf pra baixar?

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
11 anos atrás

Esse novo modelo ficou bem legal,deixou a leitura mais agradável. Mas ainda assim prefiro as revistas impressas, gosto de ter um cantinho no quarto com as revistas empilhadas, acho que traz um valor pra coisa. Seria legal um dia ter as Warm Up impressas no meu quarto, será que isso um dia pode acontecer ??? Seria foda de mais !!!!

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Ficou melhor assim.

Gabriel Marcondes
11 anos atrás

Excelente o formato novo. Achei até que demoraram a perceber que imitar uma revista não era bom formato. Parabéns pro pessoal!

Estevão
11 anos atrás

Já li quase tudo.