Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (impressionante) – Na madrugada de hoje, enquanto acompanhava a saga do presidente boliviano Evo Morales para sair da Europa, alguém indicou este site aqui, o FlightRadar24. Seu avião tinha de reabastecer depois de sair de Moscou rumo a La Paz, mas Portugal, França, Espanha e Itália proibiram o uso de seus espaços aéreos, supostamente por […]

SÃO PAULO (impressionante) – Na madrugada de hoje, enquanto acompanhava a saga do presidente boliviano Evo Morales para sair da Europa, alguém indicou este site aqui, o FlightRadar24. Seu avião tinha de reabastecer depois de sair de Moscou rumo a La Paz, mas Portugal, França, Espanha e Itália proibiram o uso de seus espaços aéreos, supostamente por pressão americana, que suspeitava que Morales estava levando Edward Snowden para o asilo. O pequeno Dassault Falcon 900 acabou pousando em Viena, onde o presidente permaneceu por 14 horas, numa afronta da Europa à soberania do país sul-americano. Incidente diplomático que, espero, terá consequências e desdobramentos.

Mas volto ao site. Nele aparecem, em tempo real, quase todos os voos do planeta. Você localiza a aeronave, tem a visão de dentro do cockpit (por simulação), conhece detalhes do avião, sua rota, sabe sua altitude, velocidade, coordenadas, a aerovia que está percorrendo… É um negócio de louco.

Dá, por exemplo, para acompanhar a posição de um voo em que algum amigo ou familiar esteja, a caminho de qualquer canto do mundo.

A imagem abaixo mostra os voos monitorados no momento em que congelei a página da internet. Parece um enxame de abelhas atacando a Terra.

São só aviões.