MENU

Wednesday, 3 de July de 2013 - 18:44Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (impressionante) – Na madrugada de hoje, enquanto acompanhava a saga do presidente boliviano Evo Morales para sair da Europa, alguém indicou este site aqui, o FlightRadar24. Seu avião tinha de reabastecer depois de sair de Moscou rumo a La Paz, mas Portugal, França, Espanha e Itália proibiram o uso de seus espaços aéreos, supostamente por pressão americana, que suspeitava que Morales estava levando Edward Snowden para o asilo. O pequeno Dassault Falcon 900 acabou pousando em Viena, onde o presidente permaneceu por 14 horas, numa afronta da Europa à soberania do país sul-americano. Incidente diplomático que, espero, terá consequências e desdobramentos.

Mas volto ao site. Nele aparecem, em tempo real, quase todos os voos do planeta. Você localiza a aeronave, tem a visão de dentro do cockpit (por simulação), conhece detalhes do avião, sua rota, sabe sua altitude, velocidade, coordenadas, a aerovia que está percorrendo… É um negócio de louco.

Dá, por exemplo, para acompanhar a posição de um voo em que algum amigo ou familiar esteja, a caminho de qualquer canto do mundo.

A imagem abaixo mostra os voos monitorados no momento em que congelei a página da internet. Parece um enxame de abelhas atacando a Terra.

São só aviões.

flightradar

47 comentários

  1. Fabio Taccari says:

    Fico imaginado se quando eramos moleques de calça curta,tivéssemos algo parecido …
    Molecada de hoje logicamente não dá bola a bordo de seus celulares com mais memoria e capacidade do que os computadores a bordo da APOLO 11 a caminho da LUA.
    Incrível em qualquer avião on line acompanhar no COKPIT VIEW em tempo praticamente real sua rota com animação de sua aproximação aos aeroportos. Nós cinquentinhas ou secentinhas “pagamos pau”

  2. Marcelo Marchiori says:

    Oi Flávio

    O site é legal e tem aplicativo pra smartphones (iOS e Android). Mas não são todos os aviões que aparecem. Além do Transponder ter que ser de último tipo também tem que haver estações de retransmissão nos diversos lugares. E isso algum entusiasta tem que fazer comprando equipamento com dinheiro do próprio bolso. O investimento não é grande. Mas que é show, isso é.

  3. Ricardo Bigliazzi says:

    Falando sobre o site… tem também um site similar a este de navios… dá para ver até os navios da Marinha do Brasil em operação na Libia.

    Imperador

  4. Infelizmente não são todos os vôos em que é possível seguir. Os aviões tem que ter um equipamento especial, que realmente não lembro o nome.

    Mas é sensacional.

    Abraços

  5. Eu adoro esse site, é um belo passatempo, e desde que descobri a existência dele, não teve uma viagem que não pedi para “printarem” a rota pra mim.

    Ele funciona através de uma rede de receptores que captam o sinal ADS-B do transponder dos aviões que emitem as informações de voo, modelo, companhia aérea, velocidade e altitude. Esses receptores são ligados a internet e o servidor do flight Radar plota os mesmos no mapa.

    Recentemente eles fizeram alguma parceria com a FAA e passaram a disponibilizar os dados dela com delay de 5 minutos (são os aviões em laranja próximo aos EUA). As grandes áreas de sombra sobre a Amazônia, oceanos e tal não são cobertas porque não tem ninguém com esses receptores por lá.

    Há algum tempo escrevi algumas coisas sobre esse site, modestamente tentando explicar como funciona: http://ftvieira.wordpress.com/2012/10/11/flight-radar-24/

    Há pouco tempo descobri que tem um para navios: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/

  6. marco ferreira says:

    Tem algumas incorreções nos dados do site.Exemplo o voo 311097 da GOL estava sobrevoando Limoeiro do Norte/CE e o site mostrava origem em Maringá/PR e destino Congonhas/SP.

  7. Batista Lara says:

    Meu primo que me mostrou esse site. Realmente uma loucura. Ele acompanhou o vôo do seu filho da Irlanda até aqui….. e tomando cerveja. No final, o pai estava morto de tonto, e o filho deve ter chegado morto de cansado. De vez em quando acompanho os vôos que passam em cima de casa, aqui em Itajubá. Eu pensava que era rota SP/BH… Depois descobri através desse site que tem muitos vôos internacionais que passam por aqui também. Muito legal, mesmo.

  8. Giovani Jardim says:

    É impressionante a quantidade de voos na América do Norte e na região da Europa/Oriente Médio/Rússia Ocidental.

    Incrível.

  9. Nelson says:

    Foi um total absurdo. Os americanos tentarem interferir, tudo bem, pois fizeram a merda e querem dar uma enrolada, mas os países europeus entrarem nesta é o fim ainda mais que são países que dão abrigo a qualquer ditador deposto e a todo tipo de “dito” perseguidos.
    O Morales estava viajando como presidente e representando o pais e não em um voo particular de férias. Mesmo que não se goste dele, e eu não gosto, é presidente eleito de um país e tem que ser respeitado. Ele fez a cagada de nos roubar a refinaria da petrobras, agora com justa causa, deveria dar umas garfadas em propriedades americanas e europeias

  10. PRNDSL says:

    Na realidade a falta de cobertura no Brasil se deve à falta de receptores do sinal de transponder que praticamento todo avião tem (principalmente os de voo comercial). O receptor deser ficar ligado 24 horas por dia à internet, passando informações para o programa. Obseve que tanbem há o http://planefinder.net/ que també é muito bom e parace que a cobertura é melhor…

  11. Luiz says:

    Este site só comprova a denuncia do Snowden. Nós estamos sendo monitorados o tempo todo, e quanto maior a nossa importância maior é o controle. Ou vocês duvidam que qualquer líder de qualquer Nação, os chamados “Órgãos de Segurança”, não sabem até que hora e por quanto tempo ele usou o banheiro? E que até mesmo este simples comentário não está sendo monitorado? Como diria um colega meu: “quem duvida é louco…”

  12. Zeno says:

    Esse site é muito bom, a simulação do voo na cabine então é fantástica.., é duka….

  13. askjao says:

    FG, já conhecia o site, mas ele não é 100% confiável. De qualquer forma, é muito legal acompanhar.

  14. cardosofilho says:

    Muito bom , vai me ajudar quando tiver que ir ao aeroporto buscar alguém.

  15. Alberto says:

    Nesse site tem um link ainda que mostra algumas situações de emergência corriqueira com o Squawk 7700

  16. Gabriel says:

    Invadir e revistar um avião presidencial é o mesmo que invadir e revistar a embaixada de qualquer país, simplesmente proibido por leis internacionais e ponto.
    Mesmo que Morales quisesse dar “carona” para o tal agente do FBI, ele poderia.

  17. Marcelo says:

    Meu Deus do céu, estou horrorizado, o “meu” Brasil não passa de uma BOSTINHA, só tem tamanho, mas veja bem Gomes, se no lugar dos aviões-amarelinhos fossem bolinhas de “futibor”, puta que pariu…

  18. Eduardo_SC says:

    Tenho o aplicativo no celular, achava que era só para voos comerciais. Vou procurar o Evo

  19. brunolinuxf1 says:

    Vale notar que os dados dos aviões na jurisdição da F.A.A. dos E.E.U.U possuem um delay de 5 minutos dos dados. Vão ser paranoicos lá no quinto dos infernos.

    Viva Evo! Deu um olá aqui em Fortaleza. :D

  20. Ricardo says:

    Se não me engano você já tinha mostrado esse site uma vez aqui Flávio, ou um similar.

  21. uma coisa, nesta foto, é clara: a desigualdade sócio-econômica no mundo.

  22. Dante says:

    na hora por sorte tinham voos, um chegando e outro saindo do aeroporto de Curitiba, como moro numa rota pude conferir, funciona em tempo real mesmo, e com grande aproximação do mapa.

  23. rodrigo says:

    também tem o http://www.maquinasvoadoras.com.br , ele tem o mapa do Flightradar24 com as escutas de rádio de Guarulhos , Campo de Marte , Congonhas e Heli Coop . Na minha região tem o Aeroporto de Viracopos. http://www.trafegoaereo.com.br

  24. Giovenardi says:

    desceu aqui em Fortaleza às 18:30 e decolou às 20 hs. neste momento (20:41) está sobrevoando Caxias (MA) … acho estranho é uma aeronave militar ou presidenciar ter essa facilidade de rastreamento.

  25. André – BH says:

    O avião do presidente Evo Morales parece estar saindo de Fortaleza neste momento (20:03), depois de ter sido reabastecido. É o FAB1, se alguém quiser procurar — inclusive pra ver o tal pouso na Áustria. Um barato mesmo.

  26. Adriano Silva says:

    Já usei este site em uma ocasião que deu piti nas informações do Aeroporto e eu estava esperando a chegada de um vôo. Muito legal. No dia achei até um aplicativo pra celular que marcava um vôo deste site pra você acompanhar.

    • Adriano Silva says:

      Dei uma olhada agora (20:08) e o Dassault Falcon 900EX da Bolivian Air Force registrado como FAB-1 reabasteceu em Fortaleza seguindo seu destino para La Paz.

  27. Há também o site http://www.radarvirtuel.com/
    Hoje na Europa tem um imenso grupo de amantes de aviação e spotter que compram uma caixa com antena e radar como das de tv a cabo e monitoram as aeronaves em tempo real.
    sites como o airlomba.net dos amigos do portugal spotters fazem esse trabalho, e incrivel a paixão que movo essas pessoas que fazem isso de coração e mantem sites assim .

  28. Luis Gustavo Rampazo says:

    Muito bom mesmo, já “favoritei” há alguns meses! Às vezes me pego salvando uma sequência de prints de tela pra montar um “datashow” da viagem de algum amigo ou parente, o pessoal adora ver por onde passou no mapa. Por outro lado, chega a ser meio dramático, pra quem é daqui de Londrina, testemunhar os voos rodeando, rodeando e rodeando em vão sem conseguir pousar em dias de chuva e “sem teto”, tendo de voltar pro local de onde vieram… Santo ILS que ninguém consegue viabilizar por estas bandas.

  29. Bruno says:

    O Falcon 900 não é pequeno não, é um baita avião.

    Esse site ai é mto legal, e tem o aplicativo pra iphone e ipad, que são mais legais ainda.

    Se você entrar no liveatc.net, você consegue acompanhar as aeronaves se comunicando nas principais terminais do mundo.

  30. Juca says:

    Flavio, o avião do Evo tem 4000nm de autonomia, acho que pegaram eles desprevenidos pois daria tranquilamente para fazer Moscou-direto Atenas sem pouso-Dakar. Aliás, é uma belíssima aeronave!

  31. rolemberg says:

    é a beleza da tecnologia!

  32. flavio cavaleiro says:

    É online para todos os voos, exceto os dos EUA, que têm um delay de 30 min.

  33. Jayme says:

    Evo vai estabelecer um embargo de cocaína aos EUA e Europa, abalando a economia desses paíse, já que os caras cheiram bem por aquelas bandas!

  34. José Ayres says:

    Também tem este aqui, que mostra todos os vôos de Guarulhos

    http://www.aeroportoguarulhos.net/radar-de-voos-online

  35. Deleinovich says:

    Este sítio só não acompanha os aviões quando eles cruzam os oceanos, o radar só mostra até cerca de 300 a 500 km das costas marítimas, depois somem…

  36. Mauricio says:

    O mais impressionante é a quantidade de comentários favoráveis à atitude desses países e dos EUA em relação a esse “índio que se acha Che Guevara”.
    Fico pensando: são essas as pessoas que foram às ruas algumas semanas atrás?

    • Mário_Fpolis says:

      Sim. Infelizmente sim. Na sua imensa maioria, sim.
      Pessoas que lêem Veja e assistem Globo pra terem opinião formada sobre qualquer coisa. Pessoas que acham que suas atitudes erradas de todo o dia são justificadas pelos erros dos outros. E têm comportamento de manada. É assim nosso país.

  37. Welton Martins says:

    Vale ressaltar que esse site só mostra os avioes equipados com ADS-B, que sao poucos no Brasil. O numero real de avioes em voo é bem maior

  38. Tales Nogueira says:

    O que mesmo Evo foi fazer em Moscou??? Com certeza ele foi buscar o Snowden mas, por algum motivo, mijou para trás. Ele ou o Putin.

    Por isto a “inteligença” americana tinha certeza do transporte e deu a ordem para os comparsas europeus mandar o AeroEvo reabastecer no Oceano Atlântico. Direto na fonte à 4.000m de profundidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *