Blog do Flavio Gomes
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OS ESPECIAIS

SÃO PAULO (detalhes tão…) – Eu acho o máximo as séries especiais dos carros de antigamente. Aquelas que traziam detalhes que só mesmo os mais doidos especialistas, hoje, conseguem distinguir. O Felipe Nicoliello é um desses doentes, no caso por Puma, que ao bater o olho num carro sabe exatamente por quê um emblema está […]

SÃO PAULO (detalhes tão…) – Eu acho o máximo as séries especiais dos carros de antigamente. Aquelas que traziam detalhes que só mesmo os mais doidos especialistas, hoje, conseguem distinguir. O Felipe Nicoliello é um desses doentes, no caso por Puma, que ao bater o olho num carro sabe exatamente por quê um emblema está aqui e não ali, ou se a faixa pintada acolá está no lugar certo, ou não.

Este texto dele sobre séries especiais de Puma é uma aula. Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar do modelo Rally, esse da foto. Consegue ver algo diferente? Tem. Posição das lanternas, recorte do parabrisa, grades para radiadores de óleo… Não é demais?

Um dia escrevo algo parecido sobre Belcar, Vemaguet, Fissore e Candango. Um aperitivo: vocês já ouviram falar de Caiçara, Pracinha, Praiano, Belcar Luxo, Moldex, Furgomag, Pic-Nic? Sabem quando o Lubrimat passou a ser usado nos DKW? Já escutaram algo sobre Saxomat? Sabem quando a entrada do bocal do tanque do Fissore passou da lateral para a traseira? Ou qual a grade certa para cada ano? Os padrões de estofamento, as combinações de cores? Quando a Vemag parou de pintar os carros com duas cores, os famosos “saia-e-blusa”? E as lanternas traseiras? Quando devem ser vermelhas, quando devem ter duas cores, quando devem ter cromados?

São essas coisas que dão graça aos antigos.