Blog do Flavio Gomes
F-1

SANTA PISTA (1)

SÃO PAULO (ah, o fim de semana…) – Antes de falar dos treinos de hoje em Spa, vejam as declarações de Button no original: It’s great to be back at Spa – the circuit is simply stunning! It’s one of the best circuits for a driver, so fast and flowing. You have true racing fans […]

trapiste1SÃO PAULO (ah, o fim de semana…) – Antes de falar dos treinos de hoje em Spa, vejam as declarações de Button no original:

It’s great to be back at Spa – the circuit is simply stunning! It’s one of the best circuits for a driver, so fast and flowing. You have true racing fans here too, which is fantastic to see. Okay, the circuit is a bit unforgiving, but in a way I don’t mind that. I think we’ve lost a bit of that element with some of the newer circuits we’ve seen arrive on the calendar over the past few years. The old classics are the ones that really remind me why I love this sport so much: here, Monza, Suzuka etc.

Precisa traduzir? OK, rapidinho, e só as frases que interessam: “Aqui a gente tem fãs de corrida de verdade. A pista não perdoa erros, mas não me importo. Nós perdemos esse elemento com esses novos circuitos que foram entrando no calendário nos últimos anos. Os velhos clássicos são os que realmente me fazem lembrar por que eu amo tanto este esporte: aqui, Monza, Suzuka…”

É isso. Spa é um clássico. Uma pista de verdade para pilotos de verdade. É o lugar que costumo indicar a quem me pergunta qual corrida é legal de ver ao vivo na Europa. Spa, sem dúvida. Mais que Mônaco? Mais que Mônaco. Pela ordem, Spa, Monza, Nürburgring e Silverstone, na Europa. Mônaco bem depois.

Vettel e Webber voaram hoje e enfiaram quase 1s em Grojã, o terceiro colocado. De manhã a pista estava úmida. Pode ser que chova amanhã e domingo. Oh, que novidade. E tomara que chova mesmo. Faz tempo que não tem uma corridinha com chuva.

A Force India será a pequena a incomodar lá na frente. A Mercedes ainda está adormecida. Pelo que fez nas provas antes das férias, eu esperava mais. Veremos na classificação e na corrida. É a única chance de este campeonato recuperar a graça em sua segunda metade: a Mercedes andar bem e desandar a ganhar corridas para deixar a Red Bull nervosa. Caso contrário, já era.

“Ah, mas e a Ferrari e o Alonso?”, perguntarão alguns. O que tem?, responderei eu. “Não vão ganhar corridas e brigar com o Vettel, o Alonso e nosso Felipe?”, insistirão alguns. Não, não vão.