Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

DODGINHO, 40

SÃO PAULO (não conhecia ainda) – Filme restaurado pela Dana que ao menos para este blogueiro é novidade. Mas veio bem a calhar, porque coincide com os 40 anos do lançamento do Dodge 1800, o Dodginho. O Thiago Bosco mandou. Muito legais as imagens da ampliação da fábrica, as obras acontecendo enquanto os Dojões saíam […]

SÃO PAULO (não conhecia ainda) – Filme restaurado pela Dana que ao menos para este blogueiro é novidade. Mas veio bem a calhar, porque coincide com os 40 anos do lançamento do Dodge 1800, o Dodginho. O Thiago Bosco mandou. Muito legais as imagens da ampliação da fábrica, as obras acontecendo enquanto os Dojões saíam da linha de montagem ao lado, empoeirados por conta do trabalho dos operários da construção civil.

Eu tinha um amigo que havia trabalhado no marketing da Chrysler. Ele me contou que, na época, o lançamento do Dodginho foi antecipado por causa do Chevette, que a GM colocou antes nas ruas na mesma categoria — carro pequeno, compacto, em dia para enfrentar a crise do petróleo. E que o Dodginho foi jogado no mercado sem os devidos testes. Os primeiros davam muitos problemas. E um dia chegou ao pátio da fábrica um caminhão trazendo um 1800 com um bilhete dentro, de uma compradora: “Enfiem este carro no cu”.

Ele me contou também que para brigar com a GM, a Chrysler comprou uns dois ou três da montadora concorrente e nos finais de semana colocava os Chevettes de capô aberto em estradas de grande movimento, como se estivessem quebrados.

Como se diz na Itália, nos dois casos, se non è vero, è ben trovato.