Blog do Flavio Gomes
One question

ONE QUESTION

SÃO PAULO (não ofende) – Leio nos pasquins eletrônicos que a BMW, do Brasil e da Alemanha, foi condenada a pagar 400 milhões de dilmas à família do cantor João Paulo, que morreu num acidente com carro da marca em 1997 na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O carro, uma 328i, capotou e pegou […]

SÃO PAULO (não ofende) – Leio nos pasquins eletrônicos que a BMW, do Brasil e da Alemanha, foi condenada a pagar 400 milhões de dilmas à família do cantor João Paulo, que morreu num acidente com carro da marca em 1997 na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.

O carro, uma 328i, capotou e pegou fogo.

Pelo que diz a matéria, de início um laudo do Instituto de Criminalística determinou que o excesso de velocidade teria causado o acidente. João Paulo também estaria sem cinto de segurança e, na época, falou-se sobre um suposto cansaço do cantor, que tinha acabado de fazer um show em São Caetano. O acidente aconteceu de madrugada.

O juiz que mudou a causa do acidente diz que estourou o pneu dianteiro direito “com base num laudo pericial”.

Longe de mim defender ou atacar alguém, mas me pergunto, e essa é a “question” do título do post: como periciar um pneu e/ou uma roda de um carro que pegou fogo e dele/dela nada sobrou? Como afirmar que um pneu que derreteu pode ter furado sozinho, ou por problema de montagem, ou sei lá como? Marcas no asfalto? Seriam suficientes? OK, poderia haver marcas de roda no asfalto, mas como afirmar que se um pneu de fato estourou não foi um prego, ou algo assim?

Sei lá.