Blog do Flavio Gomes
Colunas Warm Up

RATO

SÃO PAULO (a maior das corridas) – O blog do Seixas já está servindo para alguma coisa. Eu não tinha assunto para a coluna e vi num post que ele escreveu que hoje, 4 de outubro, é aniversário da primeira vitória do Emerson na F-1. Claro que jamais lembraria de tal efeméride, ainda mais em […]

SÃO PAULO (a maior das corridas) – O blog do Seixas já está servindo para alguma coisa. Eu não tinha assunto para a coluna e vi num post que ele escreveu que hoje, 4 de outubro, é aniversário da primeira vitória do Emerson na F-1. Claro que jamais lembraria de tal efeméride, ainda mais em aniversário quebrado, 43 anos. Mas serviu de inspiração para a carta/coluna ao Rato, lembrando daquele que considero o episódio mais marcante de sua carreira. Um trechinho da Warm Up de hoje, pois:

Hoje, por exemplo, é aniversário da sua primeira vitória na F1: 4 de outubro de 1970 no Glen, dando o título póstumo ao seu parceiro de Lotus, Jochen Rindt. Data importantíssima. Nesse dia, você que já tinha aberto a porta da Europa para a brasileirada, escancarou a dita cuja como que dizendo aos caras lá: olha aqui, a gente não só guia direitinho, como sabe ganhar corrida, também. Podem trazer o resto.

Mas não é nem da Indy nem da F1 que quero falar com você hoje, Rato — nada de Emmo, nem mesmo Fittipaldi; Rato, mesmo, é como seus melhores amigos sempre te chamaram. Vou aproveitar os 43 anos da primeira vitória entre os grandões para falar da maior derrota da sua vida. Que daqui a pouco faz aniversário, também. Foi nos dias 19 e 20 de novembro. De 1966.

Claro que você sabe do que estou falando, Emerson. Das Mil Milhas de 1966.

Para ler na íntegra, cliquem aqui e divirtam-se.