Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

DKW, SEMPRE

SÃO PAULO (nóis é nóis) – Hoje faz 75 anos que uma montadora fez um crash-test pela primeira vez. No dia 4 de dezembro de 1938, engenheiros da DKW jogaram um F7 ribanceira abaixo em Golm, perto de Potsdam. A ideia era mostrar sua segurança e estabilidade. Lançaram o carrinho do alto da colina e […]

SÃO PAULO (nóis é nóis) – Hoje faz 75 anos que uma montadora fez um crash-test pela primeira vez. No dia 4 de dezembro de 1938, engenheiros da DKW jogaram um F7 ribanceira abaixo em Golm, perto de Potsdam. A ideia era mostrar sua segurança e estabilidade. Lançaram o carrinho do alto da colina e ele foi capotando, capotando, até parar com o motor funcionando e a carroceria virtualmente intacta. O povo aplaudiu e as câmeras registraram. Mas as imagens, essas não sei se sobreviveram à Segunda Guerra. Sobrou essa foto aí embaixo.

Depois disso começaram a ser feitos estudos um pouco mais sofisticados, com o uso dos famosos “dummies”, aqueles bonecos pintados com alvos na cabeça. No caso da Audi, sucessora da Vemag, os primeiros modelos submetidos a crash-tests mais apurados foram os NSU Prinz, em 1958. Em 1970, em Ingolstadt, a marca inaugurou sua área exclusiva para crash-tests que até hoje está em operação. Mais de 200 pessoas trabalham no departamento quatrargólico que desenvolve pesquisas sobre acidentes.

E tudo começou, claro, com um DKW.