Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

GRATIDÃO ETERNA

SÃO PAULO (que chegue logo) – Vejam as fotos acima. Em Passo Fundo, Paulo Trevisan deve inaugurar em setembro o novo pavilhão do Museu do Automobilismo Brasileiro. Não deem muita importância ao site desatualizado. É que nos últimos anos Trevisan empenhou tudo que podia e não podia para construir o Prix Hotel e, anexo a […]

SÃO PAULO (que chegue logo) – Vejam as fotos acima. Em Passo Fundo, Paulo Trevisan deve inaugurar em setembro o novo pavilhão do Museu do Automobilismo Brasileiro. Não deem muita importância ao site desatualizado. É que nos últimos anos Trevisan empenhou tudo que podia e não podia para construir o Prix Hotel e, anexo a ele, a nova casa de seu acervo impressionante de carros nacionais de corrida. Internet fica para depois. A vida real é bem mais legal.

Pode ser que atrase um pouco essa inauguração, porque a parte interna vai demandar muito trabalho e é uma das etapas mais difíceis dessa obra. Além dos carros, há todo um projeto museológico que inclui áreas multimídia, arquivos, exposições, memorabília, iluminação, áudio-visual, literatura e muito mais. E não dá para deixar de comentar a beleza do prédio, com uma volumetria toda especial, um marco arquitetônico para o país. Vai virar uma espécie de Meca para quem gosta de corridas. E são muitos, podem ter certeza.

Quem nos acompanha aqui conhece bem o tipo de coisa que Trevisan vem fazendo nos últimos anos, e aquilo de que ele é capaz — como, por exemplo, encomendar ao Toni Bianco um Fórmula Júnior e o Carcará II.

Sua coleção é, mais do que bela, importantíssima. Dá para dizer, sem medo nenhum de errar, que Trevisan salvou (e salva a cada dia) a memória do Brasil nas pistas. Sem ele, tudo teria se perdido por aí. Tudo.

Devemos gratidão eterna ao Paulo.