Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

HÁ 50 ANOS

RIO (isso significa que… ah, deixa) – No dia 5 de julho de 1964, portanto há exatos 50 anos, aconteceu algo marcante para nós, vemagueiros fumacentos, que o Hélio Dacunha relatou na sua página no Facebook. Reproduzo: Pressionada por decisões de órgãos de trânsito, a Vemag lançava há exatos 50 anos seus modelos Belcar e […]

RIO (isso significa que… ah, deixa) – No dia 5 de julho de 1964, portanto há exatos 50 anos, aconteceu algo marcante para nós, vemagueiros fumacentos, que o Hélio Dacunha relatou na sua página no Facebook. Reproduzo:

Pressionada por decisões de órgãos de trânsito, a Vemag lançava há exatos 50 anos seus modelos Belcar e Vemaguet com novo sentido de abertura das portas dianteiras. A mudança estava prevista para surgir quatro meses depois e seria incorporada a outras mais que integrariam a nova linha Rio, uma série que daria homenagem ao Quarto Centenário da então “Cidade Maravilhosa”. Proibições urgentes na continuidade da fabricação das portas da frente que se abriam para trás provocaram a criação do Belcar 1001 e da Vemaguet 1001. A série intermediária, e quase similar a sua antecessora, 1000, trazia a modificação exigida além dos novos logos na tampa traseira. O lançamento oficial da linha 1001, se deu em 05 de Julho de 1964, numa das principais revendedoras autorizadas, na Av. Rio Branco, em São Paulo.

Para quem não sabia, pois, a linha 1001 é essa: os modelos 1964, apenas, já que os 1965 passaram a ser chamados de Rio. “Ô, Gomes, e daí?” Daí nada, daí que eu acho importante e pronto. E não tenho nenhum 64. Gostaria. Fiquem com uma foto do meu 62, então, ainda com portas suicidas.