Blog do Flavio Gomes
F-1

MAX, 17

SÃO PAULO (esse mundo…) – Cacilda Becker, como costumo dizer… Max Verstappen tem 16 anos e é o vice-líder do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Ele faz 17 anos no mês que vem, dia 30. Em 2015, será titular da Toro Rosso ao lado de Daniil Kvyat. Isso mesmo: titular aos 17 anos. Me parece […]

max2015toro

SÃO PAULO (esse mundo…) – Cacilda Becker, como costumo dizer… Max Verstappen tem 16 anos e é o vice-líder do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Ele faz 17 anos no mês que vem, dia 30. Em 2015, será titular da Toro Rosso ao lado de Daniil Kvyat. Isso mesmo: titular aos 17 anos.

Me parece uma insanidade. Mas o que não é insano nos dias de hoje? A Red Bull tem dessas coisas. Colocou o pequeno soviético para correr, e ele tem ido muito bem. Max, filho de Jos Verstappen, aquele mesmo que pegou fogo em Hockenheim, parece ser um desses garotos-prodígio. Nos últimos tempos, alguns pilotos estrearam muito jovens na F-1, como Raikkonen, Alguersuari, Magnussen, o próprio Kvyat, até mesmo Massa. E Vergne, que será despachado agora.

Experiência, nota-se, não é mais exigência para nada. O moleque será o mais jovem piloto da F-1 de todos os tempos. Nem sei se a FIA vai permitir. Nessa idade, não tem nem carteira de motorista. Até o ano passado, corria de kart. Chegará ao topo da montanha sem ter passado pela GP3, ou pela GP2. Vai virar um gênio, ou será triturado pela máquina de moer pilotos da Red Bull?

O tempo dirá. Não é frase nova, mas é o que temos para hoje.