Blog do Flavio Gomes
F-1

MOULES-FRITES (2)

LONDRINA (vamos ver…) – Aí que choveu, claro. Entre o último treino livre e a classificação. Um toró de proporções bíblicas (adoro essa expressão) desabou sobre Spa e foi engraçado porque os chefes de equipe estavam todos reunidos no motorhome da Mercedes para decidir os destinos do planeta. Muitos tiveram de voltar para casa ostentando […]

moules002LONDRINA (vamos ver…) – Aí que choveu, claro. Entre o último treino livre e a classificação. Um toró de proporções bíblicas (adoro essa expressão) desabou sobre Spa e foi engraçado porque os chefes de equipe estavam todos reunidos no motorhome da Mercedes para decidir os destinos do planeta. Muitos tiveram de voltar para casa ostentando guarda-chuvas prateados do time rival.

Na pista, a dúvida era, claro, qual pneu usar. Com que roupa que eu vou?, perguntavam todos. Os pneus para chuva forte não eram necessários, porque a água tinha parado de cair. Apesar do frio, e de a pista não dar a menor pinta de secar, intermediários foram a escolha da maioria, e foi com esses que todos fizeram seus tempos.

Roda daqui, escapa dali, e deu o que se esperava: Mercedes em primeiro e segundo com Rosberguinho e Hamilton, Williams em terceiro e quarto com Massa e Bottas. ergne, Raikkonen, Ricciardo, Vettel, Alonso e Kvyat fecharam os dez primeiros. Dançaram Maldonado, Hülkenberg, Chilton, Gutiérrez, Lotterer e Ericsson. Muito bem, o alemão estreante. Andou, no molhado, na frente de Sonyericsson. E o destaque foi Bianchi, em 14°. 2min07s130 foi o tempo de Rosberguinho, o líder. No seco, os ponteiros estavam virando em 1min49s.

O Q2 começou com garoa em alguns trechos da pista. Também é normalíssimo em Spa chover num canto e fazer sol em outro. A chance, até o fim da classificação, de alguém usar pneu slick era zero. Passar ao Q3 seria questão de encaixar uma volta sem erros, sem passear em nenhuma área de escape, sem rodar. Na Bélgica, a definição do grid é particularmente tinhosa porque as voltas são longas. Na chuva, mais de dois minutos. Não se pode dar chance ao azar, nem ficar embaçando nos boxes. Quem pensa muito se estrepa.

E deu a lógica de novo, com Mercedes faazendo 1-2, Comandante Amilton na frente com 2min06s609. Já tinha virado na casa de 2min07s baixo antes, mas não quis nem saber. Voltou à pista no finalzinho do Q2 para não deixar nenhuma dúvida sobre suas intenções. Não sei se esse tipo de pressão psicológica sobre a concorrência — no caso, Rosberguinho — funciona. O risco maior, do jeito que estava a pista, era carimbar um muro. Mas Lewis tem dessas coisas. E Nico chegaria perto, mesmo, coisa de 0s1.

Rodaram na segunda degola, também numa lógica inatacável, Kvyat, Vergne, Pérez, Sutil, Grosjean e Bianchi. Passaram ao Q3 as cinco duplas das grandes: Mercedes, Red Bull, Williams, Ferrari e McLaren. Às vezes, a chuva embaralha tudo. Em outras, não embaralha nada. A vida é muito doida.

No Q3, até saiu um solzinho. Mas era pneu intermediário para todos. Hamilton errou em sua primeira tentativa e virou na casa de 2min11s. Rosberguinho cravou 2min05s698. Pressão no inglês. Lewis emendou uma segunda volta rápida e se garantiu em segundo, mas bem longe de Nico: 0s697. Os outros, lá atrás, brigavam a distâncias astronômicas, coisa de mais de dois segundos em relação à Mercedes.

A turma toda deixou para fazer suas últimas tentativas a poucos segundos do final, abrindo suas voltas no limite da quadriculada. Rosberg era a exceção, com um pequeno stint de duas voltas rápidas. Lewis tentou de tudo, mas acabou ficando 0s2 atrás, porque Nico enfiou um 2min05s591 na derradeira volta, fazendo a 11ª pole de sua carreira, sétima no ano. Na hora da onça beber água, foi o alemão quem mostrou mais serviço. Vettel ficou em terceiro a 2s126. Um massacre. Depois dele, pela ordem, Alonso, Ricciardo, Bottas, Magnussen, Raikkonen, Massa e Button.

Palmas para Tião Alemão e El Fodón de La Cuarta Posición, que desbancaram a Williams, favorita para a segunda fila. Massa, que não é grande coisa no molhado, levou tempo de novo de Sapattos. A equipe-Martini terá alguma dificuldade para chegar ao pódio tão esperado e prometido em Spa. Já a Mercedes, bem… Fará nova dobradinha. Com sol ou com chuva.