MOULES-FRITES (2)

moules002LONDRINA (vamos ver…) – Aí que choveu, claro. Entre o último treino livre e a classificação. Um toró de proporções bíblicas (adoro essa expressão) desabou sobre Spa e foi engraçado porque os chefes de equipe estavam todos reunidos no motorhome da Mercedes para decidir os destinos do planeta. Muitos tiveram de voltar para casa ostentando guarda-chuvas prateados do time rival.

Na pista, a dúvida era, claro, qual pneu usar. Com que roupa que eu vou?, perguntavam todos. Os pneus para chuva forte não eram necessários, porque a água tinha parado de cair. Apesar do frio, e de a pista não dar a menor pinta de secar, intermediários foram a escolha da maioria, e foi com esses que todos fizeram seus tempos.

Roda daqui, escapa dali, e deu o que se esperava: Mercedes em primeiro e segundo com Rosberguinho e Hamilton, Williams em terceiro e quarto com Massa e Bottas. ergne, Raikkonen, Ricciardo, Vettel, Alonso e Kvyat fecharam os dez primeiros. Dançaram Maldonado, Hülkenberg, Chilton, Gutiérrez, Lotterer e Ericsson. Muito bem, o alemão estreante. Andou, no molhado, na frente de Sonyericsson. E o destaque foi Bianchi, em 14°. 2min07s130 foi o tempo de Rosberguinho, o líder. No seco, os ponteiros estavam virando em 1min49s.

O Q2 começou com garoa em alguns trechos da pista. Também é normalíssimo em Spa chover num canto e fazer sol em outro. A chance, até o fim da classificação, de alguém usar pneu slick era zero. Passar ao Q3 seria questão de encaixar uma volta sem erros, sem passear em nenhuma área de escape, sem rodar. Na Bélgica, a definição do grid é particularmente tinhosa porque as voltas são longas. Na chuva, mais de dois minutos. Não se pode dar chance ao azar, nem ficar embaçando nos boxes. Quem pensa muito se estrepa.

E deu a lógica de novo, com Mercedes faazendo 1-2, Comandante Amilton na frente com 2min06s609. Já tinha virado na casa de 2min07s baixo antes, mas não quis nem saber. Voltou à pista no finalzinho do Q2 para não deixar nenhuma dúvida sobre suas intenções. Não sei se esse tipo de pressão psicológica sobre a concorrência — no caso, Rosberguinho — funciona. O risco maior, do jeito que estava a pista, era carimbar um muro. Mas Lewis tem dessas coisas. E Nico chegaria perto, mesmo, coisa de 0s1.

Rodaram na segunda degola, também numa lógica inatacável, Kvyat, Vergne, Pérez, Sutil, Grosjean e Bianchi. Passaram ao Q3 as cinco duplas das grandes: Mercedes, Red Bull, Williams, Ferrari e McLaren. Às vezes, a chuva embaralha tudo. Em outras, não embaralha nada. A vida é muito doida.

No Q3, até saiu um solzinho. Mas era pneu intermediário para todos. Hamilton errou em sua primeira tentativa e virou na casa de 2min11s. Rosberguinho cravou 2min05s698. Pressão no inglês. Lewis emendou uma segunda volta rápida e se garantiu em segundo, mas bem longe de Nico: 0s697. Os outros, lá atrás, brigavam a distâncias astronômicas, coisa de mais de dois segundos em relação à Mercedes.

A turma toda deixou para fazer suas últimas tentativas a poucos segundos do final, abrindo suas voltas no limite da quadriculada. Rosberg era a exceção, com um pequeno stint de duas voltas rápidas. Lewis tentou de tudo, mas acabou ficando 0s2 atrás, porque Nico enfiou um 2min05s591 na derradeira volta, fazendo a 11ª pole de sua carreira, sétima no ano. Na hora da onça beber água, foi o alemão quem mostrou mais serviço. Vettel ficou em terceiro a 2s126. Um massacre. Depois dele, pela ordem, Alonso, Ricciardo, Bottas, Magnussen, Raikkonen, Massa e Button.

Palmas para Tião Alemão e El Fodón de La Cuarta Posición, que desbancaram a Williams, favorita para a segunda fila. Massa, que não é grande coisa no molhado, levou tempo de novo de Sapattos. A equipe-Martini terá alguma dificuldade para chegar ao pódio tão esperado e prometido em Spa. Já a Mercedes, bem… Fará nova dobradinha. Com sol ou com chuva.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Chuuuuupaaaaa Alonso!!!

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Comentário muito inteligente. Realmente agrega muito esse tipo de comentário e enriquece o intelecto do ser humano, fico imaginando sua redação no vestibular.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Eu já tenho o título para a redação:

Como perder oito títulos em três equipes vencedoras.

F1 System
F1 System
9 anos atrás

Sempre achei Rosberg um piloto diferenciado e rápido e que lhe faltava apenas um carro vencedor para ser campeão. Muitos me zoaram, mas este ano ele está demonstrando as minhas previsões (na moral, nada de vidência, era apenas observação). Amilton pode até ganhar, mas Rosberg vai vender caro, muito caro. E Zettel hein, o téééééétra!? Quando bateu no outro australiano, pensou se tratar de um fenômeno a la Senna, mas vem demonstrando que precisa crescer muito para chegar no nível dele, pois nunca tomou tempo de seus companheiros. A ver, Rosberg campeão, façam suas apostas!

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
9 anos atrás

É….tá feia a coisa pro Massa.

Já está virando motivo pra chacota. Ainda mais dando declarações patéticas como as de hoje.

Evolo
Evolo
9 anos atrás

Brasileiro odeia alemão, por inveja, é que não temos a tal “inteligência emocional”. Pessoal se identifica muito com as inconstâncias do Hamilton, bem brasileiro, e estranha o alemão, dinamarquês, finlandês. Isso tudo é papo furado, vamos evoluir……….

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Evolo
9 anos atrás

Inteligência emocional, inconsistências,,,, Sei não… Como explicar a torcida belga vaiando o Rosberg. Esse rapaz está me convencendo que ele quer memsmo encarnar o gênero campeão-vilão. Uma pena.
Nessa toada , quando ele comemorar o título mundial só vão sobrar os pais e a namorada pra apladi-lo.

Micromax
Micromax
Reply to  Evolo
9 anos atrás

A inteligencia emocional não funcionou contra Emerson, Piquet e Senna……kkk !!!
Os caras são bem organizados e trabalham muito, produzem os melhores automóveis do mundo, mas…..não possuem talento e carisma como os latinos. Ganharam tudo que ganharam por terem sempre o melhor carro disparado no grid e não terem nenhum concorrente com equipamento para chegar perto (Schumi e Vettel), simples assim!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Funcionou , sim, Segafredo:

Emerson: bi.
Principal adversário: tri.

Piquet e Senna: tri.
Principal adversário: tetra.

Trapizomba
Trapizomba
9 anos atrás

Flavio, tu achas que essa zebra tem que ser redesenhada (sarcasmo, claro)?
https://www.youtube.com/watch?v=fQPleWahDcI
Alias, nunca entendi o pq das zebras serem “montinhos”. Tinha que ser plana no lado de for a, claro.
Abs

Trapizomba
Trapizomba
Reply to  Trapizomba
9 anos atrás

Isso foi hoje na GP3. Coisa de louco…

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Trapizomba
9 anos atrás

Tá boa de rebound a suspensão, boa pra motocross!

Boca
Boca
9 anos atrás

Torço pra Hamilton, mas desse jeito tá osso.
Daqui a pouco tá igual ao Massa, com desculpas e mais desculpas.
Tem que pilotar e esquecer os jantares de celebridades…

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Ótima análise, caro escriba. O hipertexto de Evelyn Guimarães e Victor Martins, também está muito bom, aliás, o Grande Prêmio está mandando muito bem, parabéns a todos. Bravo!

José Estevão
José Estevão
9 anos atrás

Entra ano e sai ano sempre uma equipe faz um carro vencedor, puxando pela memória, sem apelar para google e buscas parecidas, só me lembro do Prost quando ganhou das Willians de Piquet e Mansell e ainda assim por conta da briga interna. Ao invés de formula 1 deveriam chamar isso de formula só de um.

Emenelsen Marucci
Emenelsen Marucci
9 anos atrás

Hum, hoje o problema foi a chuva traiçoeira….
Nos outros, ora o tráfego, ora a estratégia, ora a equipe;
Felipinho “gol da Alemanha”, ocê tá tomando um vareio tão grande do Bottas, que suas desculpas já estao no campo do piegas.
Mas vamos lá, amanha vai fazer sol, pista seca e coisa e tal, motorzao Mercedes empurrando barbaridade ; o que ocê vai aprontar heim? Um pódio? Uma melhor volta? Um duelo sensacional com o Vettel?!!!
Vai Felipinho “gol da Alemanha”, vai indo, vai indo….

Trapizomba
Trapizomba
Reply to  Emenelsen Marucci
9 anos atrás

Se olharmos somente o Bottas, veremos que o cara e’ esperto; so’ da’ o bote quando precisa. O Massa, por outro lado, nao sabe como fazer isso.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Massa não é grande coisa no molhado. Ok, e no seco é?

Robertom
Robertom
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Certamente era ¨top driver¨ até o GP da Hungria de 2009.

JAL
JAL
9 anos atrás

E o Massa ta reclamando que pegou transito e que a chuva não o ajudou.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Se ta no seco, bate, quebra, destroi carros e leva fumo do Bottas… se ta molhado, foi azar. Disse que no seco poderia ter largado entre os primeiros.
Ta virando o mestre em desculpas.
Piada.

Patrick
Patrick
9 anos atrás

Criticar Lewis é fácil, muito, queria ver se os senhores teriam a coragem de acelerar em Spa com problemas de freio e na chuva… Custa reconhecer o talento do Lewis, Não é culpa dele ser carismático, rápido e campeão, (diferente de alguns) se amanha ele ganha, vai ser porque tem o melhor carro, mas ganha o companheiro é porque melhor, convêm lembrar que quando a Mercedes do Hamilton não deu problemas, foram 4 vitorias em sequencia, vai ver o problema esta ai mesmo!

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

– Legal é o Lotterer enfiar 1 segundo quase inteiro no Sony –

alberto
alberto
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Ele não é piloto oficial da AUDI atoa não é mesmo ? E a pole em Spa para o WEC com pista em igual condição foi de 2.01:198.

eniosan
9 anos atrás

eu, que não sou piloto, entendo lhufas de motor mas gosto de F1 desde o tempo de emerson digo: estamos numa temporada limítrofe, que – talvez? – daqui uns aninhos será conhecida como o que veio antes e o que virou. Tipo, acabou de verdade a era da pedra lascada e virou outra coisa.

spa é minha pista favorita.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Nas dificuldades é que se reconhece o grande Campeão. Pilotar em céu de brigadeiro é fácil. Quero ver patinando na chuva.

Ve44el ganhou sua 1ª corrida debaixo de chuva, ainda com uma Toro Rosso. Ganhou um campeonato debaixo de um toró em São Paulo. Nesse ano, já largou em 2º, e hoje em 3º, mesmo sem ter motor para tal.

E o Viceonso? Faz-me lembrar daquela musiquinha do Barrichelo: “Sempre atrás do Alemão…”

Micromax
Micromax
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Meu Deus……..vai olhar a tabela do campeonato vetelete, vai!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Qual deles?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

A tabela do campeonato mostra que Alonso vai perder o vice, este ano.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Micromax
9 anos atrás

http://www.formula1.com/results/driver/
Alonso esta 20 pontos na frente do Vettel, de Ferrari! Quem tá chupando é o Vettel, do Ricciardo e do Alonso. Imagina um Alonso naquela RedBull, com punição e tudo, quase o Alonso termina na frente do Vettel… Mas quando não é o Alonso na frente do Vettel a segunda Ferrari faz esse trabalho. Boa Kimi! Kkkkk!

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Boa, kkk até do Kimi o tedesco ta levando bottasnada!

Juan
Juan
9 anos atrás

molhou o macarrone do Massa, ai já sabe como fica macarrão encharcado né., mole mole e fácil de jantar, só o Butão que não quis.

Luiz Morais
Luiz Morais
9 anos atrás

Como virou hábito, se o carro do Rosberg não dá problema, tem embolsado Luis Amilton. O cara vem na dele, sem estardalhaço e leva. Acho difícil perder esse campeonato.
Hamilton só ganhou aquele campeonatinho pq o Sutil estava sem pneu, caso contrário, tava na fila até hj. Promessa que não vira.
O mais engraçado é que alguns tratam Vettel como mediocre e que só tem os títulos por conta do carro, mas Hamilton agora tem o carro e não parece que vai fazer nada melhor e nem próximo do que Vettel fez com um carro bom. Vejamos.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Concordo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Foi o Glock que arriscou não trocar pneus para chuva. Deu certo (para ele): pontuou.

Cicero
Cicero
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Vc só não que o Hamilton, visivelmente, teve problema nos freios dianteiros. E quanto às outras poles de Rosberg… sem comentários.

alberto
alberto
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

O campeonato ainda não acabou!!

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Vettel é medíocre porque leva tempo de um piloto até então inexpressivo como o Ricciardo, portanto, seu único mérito desde que entrou para a RedBull foi bater o Webber, mesmo que seja na base do mult21. Hamilton está sofrendo os problemas de ser um estrangeiro dentro de sua própria equipe, como foi com Alonso em 2007. E não se esqueça que Rosberg conseguiu bater o Shumacher. Hamilton é muito veloz, mas ainda erra muito. Hoje não fez uma única volta limpa no q3!
Interessante que entre os dez mais rápidos em final temos apenas uma Ferrari e com ambas RedBulls andando mais de reta que as Ferraris já vimos que eles tem boa tração, como foi na Hungria e agora o novo pacote se mostrou bom para as retas de spa e monza.. Até o Grosjean, também apenas 0.1 km/h mais lento que Alonso, ponto para a Renault/Total também.
Mas é bom recapitular a temporada até aqui, em vídeos que resumem Alonso e Vettel. Alonso:
http://youtu.be/iyiyOLNvb-8
E o grande Vettel, teeeetra, em dois momentos:
http://youtu.be/_1NsndBBRFU
E para alguns o moment supreme da temporada:
http://youtu.be/tSOmDP0_MN4
Vale lembrar que a Ferrari está brigando com a Williams, não com a RedBull no mundial de construtores, como disse o cara do sportv, mesmo assim o Alonso colocou-se entre as RedBulls, e colocou um segundo no Kimi em Spa, pista preferida do finlandês. Como disse Stewart, Alonso é o único gênio da f1. E gênios são foda!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

A Ferrari só está atrás da Red Bull porque o Kimi está conseguindo ser pior que o Massa era.

Vai ser legal Vettel e Alonso dividindo já na largada. Vamos ver o que dá.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Voltou!!!!

Seja bem vinda, louca!!!!!

Pablo
Pablo
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Viva Gehard Berger!

Rafael Friedrich
Rafael Friedrich
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Realmente Alonso (Choronso), pode não ter o melhor caráter mas não podemos deixar de concordar com o Grande Stewart, (lindos pegas com o Rato.).

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

O “medíocre” ficou à frente do “gênio”.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Esqueci de um momento épico para o Vettel em 2014, ser ultrapassado pelo Koba!
https://www.youtube.com/watch?v=qTvq5aX9VYQ
Ô chupa, sei ta difícil torcer pro Vettel esse ano, até o Bottas tem mais pódios que o alemão tetra fake, hahaha!

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Carro do Rosberg dar problema?. Vc tá de brincadeira né?. Veja quantas vezes o carro do alemão quebrou e veja quantas vezes o carro do inglês quebrou. Mas comece a contar pela Austrália.

Hamlet
Hamlet
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Nossa, “…se o carro do Rosberg não dá problema…”, que asneira! É isso mesmo, só que ao contrário, cada sujeito… Se 2008 não fosse um campeonato manipulado por Bernie para ser decidido no final Hamilton teria levado muito antes antes. Glock, Glock, Glock!. Vai aprender alguma coisa sobre automobilismo e depois volta aqui.

John Player
John Player
9 anos atrás

Não sei o que dói mais.
Esperar desempenho RELEVANTE do Massa (pelo menos deixar de tomar tempo do Bottas), ou ouvir o Lito Cavalcanti e o Sergio Mauricio, ao comentarem sobre a chegada da Honda na McLaren e possíveis substitutos para Button, dizerem que Massa seria “boa opção” para os japoneses e teria assim chance de ser o substituto do Button na McLaren.
Falá sério!
Vou te falar uma coisa, otimismo tem limites!
Baixou o GB neles!
(E essa eu acho que nem o GB teria coragem de pronunciar)

John Player
John Player
9 anos atrás

Spa é sensacional.

Dêem uma olhada nisto:

https://www.youtube.com/watch?v=Y3ypX3AraLQ

Kleodolfo
Kleodolfo
9 anos atrás

Engraçado no q2 o Lito cavalcanti encheu o peito para falar que o Lewis era o mais rápido da Mercedes e que nico era apenas eficiente. Queimou a língua.

alberto
alberto
Reply to  Kleodolfo
9 anos atrás

O que prova que eles deveriam ficar mesmo (ou mexxxxxmo)no futebol e deixar automobilismo para gente do ramo.Pena que a diretoria da Globo seja arrogante e prepotente,só não perdem mais audiência porque suas concorrentes conseguem serem piores ainda !

Costa
Costa
Reply to  Kleodolfo
9 anos atrás

Pois é, o cara torce escancaradamente pelo LH, mesmo sabendo que o NR era o mais rápido em 2 dos 3 setores de Spa.

Micromax
Micromax
Reply to  Kleodolfo
9 anos atrás

Vcs são patéticos………Lewis é muito mais piloto que Nico, o problema é que erra por ser mais ousado e rápido! Vejam quando seu carro não apresentou problemas….. o resultado das corridas. A única forma de Nico ganhar este campeonato é a equipe continuar a boicotar Lewis…..eles sempre acham um meio……..hoje ele sempre foi mais rápido que Nico até vir o Q3 e seus freios voltarem a falhar….. Notem a corrida amanhã, pois alguma coisa acontecerá se ele estiver na frente de Nico.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Aconteceu, Segafredo! O pneu do inglês foi para o espaço!

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Pois é…..como eu disse !