Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

F1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão SÃO PAULO (putz) – Uma hora ia aparecer. Um torcedor filmava o resgate do carro de Sutil quando Bianchi aparece como um foguete e atinge o trator. As cenas são fortes. Parece evidente que os tratores para resgate de carros são […]

F1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

SÃO PAULO (putz) – Uma hora ia aparecer. Um torcedor filmava o resgate do carro de Sutil quando Bianchi aparece como um foguete e atinge o trator. As cenas são fortes.

Parece evidente que os tratores para resgate de carros são uma aberração. Daquelas que daqui a alguns anos vamos dizer: lembra quando colocavam uns tratores? Da mesma forma que dizemos hoje: lembra quando os carros de F-1 não tinham nem cinto de segurança?

Pois é. Avisos foram dados, muitos. Em 2003, especialmente, no GP do Brasil. Quase houve uma tragédia na Curva do Sol.

A FIA deveria banir esses tratores e estabelecer algumas condições e procedimentos muito simples. Gruas, apenas. Como em Mônaco. Se em Mônaco, que é apertado pacas, eles conseguem espalhar gruas pelos pontos mais críticos da pista, por que isso não pode ser feito em autódromos bem mais amplos, com muito mais espaço? Assim, nenhum corpo estranho sobre rodas entra na pista em casos de resgate de carros.

Outra coisa. Qualquer corpo estranho (sobre rodas ou não) que tiver de entrar na pista deve ser acompanhado do safety-car. Qualquer um. Na Alemanha, foi ridículo tirarem o carro de Sutil no braço com a corrida em andamento. Se for preciso qualquer um sair de trás do guard-rail para qualquer coisa, safety-car e foda-se.

Mais uma. Bandeiras. O que era aquele japinha com bandeira verde enquanto Bianchi se estatelava debaixo de um trator? E mesmo depois da batida o pequeno samurai continuava lá com sua bandeira verde. Cadê o diretor de prova nessa hora?

Aliás, ele pode ser responsabilizado pelo que aconteceu. O trator ficou um tempão removendo o carro de Sutil e era preciso um safety-car naquela hora. Porque se um bateu num local, é porque outro pode bater também. E onde há potencial de batida não se mantém um trator sem que os pilotos reduzam drasticamente a velocidade. E bandeira amarela é pouco. Era para safety-car.

Tinha também o problema da visibilidade. Estava escuro demais.

Resumindo, vai pra casa, Charlie Whiting. Essa aí está na sua conta. E na conta da prepotência dessa gente da FIA, que é cheia de punir piloto, mas não entende um cazzo do que se passa dentro de um carro de corrida.

Seguindo…

– Há uma simulação de vídeo que mostra a dinâmica do acidente. Está aí embaixo.

– Neste outro vídeo aqui, de telemetria, há todas as indicações eletrônicas de bandeiras amarelas no trecho, os pilotos passando por ali, e Bianchi chegando e parando depois de atingir 203 km/h. É bem impressionante.

– Bianchi, segundo o boletim médico divulgado pela FIA, está em estado crítico, mas estável. Ele foi operado ontem. Teve seriíssimas lesões na cabeça.

– No mais, semana que pode ter anúncios impactantes, como Vettel na Ferrari e Alonso na McLaren. Mas diante da situação dramática de Bianchi, acredito que tudo isso vai ficar para depois do GP da Rússia.

– E quanto ao campeonato, Hamilton virou o jogo. Será o campeão.