Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

BRASIL EM LE MANS

SÃO PAULO (longa estrada) – Soube deste projeto em Interlagos, durante o fim de semana da F-1. Está em andamento, e é impossível prever o resultado. Mas merece ser noticiado. Trata-se de uma ambiciosa tentativa de se fabricar um carro brasileiro de LMP1 para correr em Le Mans em 2016. A base do projeto é […]

SÃO PAULO (longa estrada) – Soube deste projeto em Interlagos, durante o fim de semana da F-1. Está em andamento, e é impossível prever o resultado. Mas merece ser noticiado.

Trata-se de uma ambiciosa tentativa de se fabricar um carro brasileiro de LMP1 para correr em Le Mans em 2016. A base do projeto é o crowdfunding, como fez a Caterham para ir a Abu Dhabi. O site oficial da empreitada explica tudo. Mas está em inglês, então seguem algumas informações que a assessoria de imprensa tem me passado:

– O empresário brasileiro Patrick Choate, de 33 anos, está à frente do projeto, em parceria com o engenheiro francês Nicolas Perrin – que já trabalhou em uma das equipes das 24 Horas de Le Mans e na escuderia Williams de F-1 – e com o publicitário João Paulo Testa.

– O objetivo é montar a primeira equipe 100% brasileira para disputar as 24 Horas de Le Mans em 2016. Pilotos, chefe de equipe, mecânicos, engenheiros, todos brasileiros trabalhando com um protótipo híbrido na categoria LMP1.

– A primeira parte do projeto para 2015 prevê a construção, homologação e testes com o carro. No ano seguinte, testes e preparativos para a corrida. O link para doações já está no ar e pretende alcançar US$ 2.230.000 de um orçamento total de US$ 5.790.000 para levar a ideia a cabo.

– Choate montou uma empresa de compósitos em 2005, fornecendo estes componentes para os aviões da Embraer e helicópteros da Helibras. O sonho começou a se tornar realidade quando o empresário conheceu Perrin. O engenheiro é fundador da Perrinn.com, uma plataforma online onde ele disponibiliza o projeto de seus carros para download para qualquer pessoa, de forma gratuita.

– Hoje recebi mais um release com a seguinte declaração: “Já estamos conversando com dois pilotos brasileiros, que já correram na Fórmula 1, e conseguimos o patrocínio dos Correios/SEDEX, Riachuelo/Jeans Pool, Marksell, EMEDE, Amil, Grupo ORSA, Midway financeira, Itaim Asset, Radici, Embraer, Exclusive e BOXX. E também estamos negociando com outras empresas. Se fecharmos mais uma cota até o final do ano, vamos encerrar o projeto de crowdfunding para construir o carro e vamos migrar todos os investidores automaticamente para um novo projeto de crowdfunding para o ‘running’ do carro, com os mesmos benefícios, porém já com a garantia de que teremos o carro”, comentou Choate.

O que eu acho? Bem, acho um monte de coisa sobre quase tudo, mas prefiro não falar muito porque já caí do cavalo com previsões furadas no passado, quando se trata de automobilismo brasileiro. Falo de projetos de autódromos, complexos esportivos, pistas mirabolantes, categorias novas, coisas que nunca saíram do papel, embora saudadas com entusiasmo aqui.

Espero que dê certo, e é tudo que posso dizer por enquanto.