Blog do Flavio Gomes
Gomes

KOMBOSA TRIP, DIA #10

MONTEVIDÉU (nem engasga) – Até agora, o que mais chamou a atenção da Aguena no Uruguai é o fato de terem eliminado os saleiros das mesas dos restaurantes. E em todos eles há um aviso: sal demais faz mal à saúde. Resultado é que tudo vem sem sal, mas todos estão mais saudáveis. Já o […]

MONTEVIDÉU (nem engasga) – Até agora, o que mais chamou a atenção da Aguena no Uruguai é o fato de terem eliminado os saleiros das mesas dos restaurantes. E em todos eles há um aviso: sal demais faz mal à saúde.

Resultado é que tudo vem sem sal, mas todos estão mais saudáveis.

Já o que mais chamou minha atenção até agora é a enorme quantidade de Twingos e Samaras pelas ruas, a ponto de disputarmos uma competição hoje: ida e volta a Colônia, quantos de cada veríamos por aí. Apostei em 20 Twingos e 13 Samaras. Aguena jogou 12 e 7. Vimos 13 Twingos e 6 Samaras, e ela ganhou. O prêmio é uma volta num Twingo e outra num Samara.

Até Colônia (Colonia del Sacramento, no espanhol correto) foram 180 km com a Kombosa se comportando como sempre: discreta e segura. Paramos na Plaza Mayor e, como somos diferenciados, fizemos um churrasco de vacío e chorizo, devidamente dividido com Manquito. Manquito é um dos dois cães que mais gosto no mundo. O outro é Pernas Compridas, que mora na Guarda. Gostei também do gato Enéas, da bodega. Como se vê, não sou muito de bichos. Tive um peixe, Wando, que morreu e foi sepultado na privada, dando descarga; dois hamsters, que igualmente passaram desta para a melhor; e uma pastora alemã epiléptica que me mordia o tempo todo. Por isso me afeiçoei a Pernas Compridas, Manquito e Enéas. Todos seguem vivos com suas vidinhas, não me mordem e são simpáticos. Um dia verei todos eles de novo.

Aguena dirigiu na volta, o tempo todo. Pegou a mão da Kombi, o que será muito útil nos mais de 2 mil km que teremos pela frente a partir de quarta-feira. Até agora, rodamos 3 mil e uns quebrados. Amanhã é dia de lavar a Velha Senhora e trocar o óleo, porque em VW não se deve passar muito de 3 mil, embora, até agora, o nível não tenha baixado e a cor do óleo parece ainda muito saudável.

Colônia, para quem não conhece, é uma vila fundada por portugueses lá no século XV-Alguma-Coisa, que ficou em disputa com os espanhóis, aparentemente, até a semana passada. Lugar lindo e estranho. Há uma praça de touros construída em 1910 que só teve oito touradas. Em 1912 o governo uruguaio, com razão, proibiu a matança dos coitados dos bichos e o pequeno coliseu nunca mais foi usado. Ou, se foi, foi pouco, porque está abandonado. Parece que Gardel cantou lá. Mas é muito bonito. Tem também um farol e, lá de cima, vê-se Buenos Aires, que lindo. A cidade está pulsando com o título do Racing.

O dia só não foi perfeito porque perdemos a Expo-Cannabis. Acabou hoje. Queríamos dar uma olhada nas novidades.

Este é o único país realmente livre do mundo.